Ford completa linha Nova Ranger

Nova Ford Ranger XL_2 (002)

Com uma oferta bastante diferente, a Nova Ranger não tem mais cabine simples ou motor a gasolina. E, pela primeira vez, assume formalmente um foco também na aplicação comercial, ao lado do lazer e uso misto

A Nova Ranger chegou ao mercado em junho, nas versões de topo XLT e Limited, marcando posição entre as picapes médias, com um salto em todos os atributos e apostando no custo-benefício. Agora, a Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca, completa o lançamento com as versões XL e XLS, trazendo a mesma proposta de mais conteúdo e menor preço para o segmento de picapes de entrada e intermediárias.

É esse raciocínio que dispensa a oferta da versão cabine simples e do motor Ciclo-Otto, embora seja bastante fácil retomar essas opções caso o mercado peça. Mas não é provável. Assim, todas as novas versões da Ranger têm cabine dupla e estreiam o motor 2.0 Turbodiesel, com potência de 170 cv e torque de 41,30 kgfm.

Na Nova Ranger XL, voltada para o trabalho e frotistas, esse propulsor vem acompanhado de transmissão manual e tração 4×4. Nas versões intermediárias XLS, de uso misto, ele é acoplado a uma nova transmissão automática e conta com a opção de tração 4×2 ou 4×4.

E a Ford, depois de muito tempo insistindo que a Ranger não era veículo para uso comercial, agora assume de vez a vocação original de qualquer picape: trabalhar, levando carga. A Nova Ranger apresenta vários exemplos de que está preparada para aplicações comerciais.

A marca percebeu que havia um grupo de consumidores não atendido pela oferta anterior e se propôs a atender quem precisa trabalhar. A Nova Ranger XLS 4WD, picape intermediária com motor V6 para aplicações que exigem mais potência, como viaturas de polícia, já é um caso.

Desde a versão XL 4×4, a Nova Ranger conta com um pacote tecnológico completo e superior ao da concorrência. Ela é a única a vir com sete airbags e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros itens. E traz também sistema de conectividade FordPass Connect. A opção seguinte, a XLS 4×2, é uma picape para uso urbano, para quem não precisa da tração 4×4.

A Nova Ranger XLS 4×4 oferece os mesmos itens, mais a tração nas quatro rodas e pneus 255/70 R17 All Terrain. Já a Nova Ranger XLS 4WD vem equipada com o motor 3.0 V6 de 250 cv e torque de 61,18 kgfm, transmissão automática de 10 velocidades e tração 4WD, que inclui o exclusivo modo automático de tração nas quatro rodas sob demanda.

A Nova Ranger XL 4×4 é uma picape moderna, robusta e eficiente, voltada para o trabalho, e tem um custo operacional de 15% a 20% menor que a principal concorrente. Nessa conta estão incluídos os gastos com seguro, combustível e manutenção, que somam uma economia de R$100.000 a cada 200.000 km de uso.

O novo 2.0 Turbodiesel é um motor forte e econômico, com potência de 170 cv (@ 3.500 rpm) e torque de 41,30 kgfm (@ 1.750-2.500 rpm). Seu alto torque em baixa rotação garante arrancadas fortes, com desempenho elástico e eficiente. Já foi testado e aprovado em milhões de quilômetros por clientes da Europa, Ásia, Austrália e África.

Ele é dotado de quatro cilindros, pistões de alumínio, turbo de geometria variável e uma tecnologia de redução de atrito que proporciona mais economia e menor nível de ruído. Já é validado para Diesel B20, tem baixas emissões e faz 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.

A Nova Ranger XL vem com uma transmissão manual de seis velocidades, a MT88, com a maior densidade de torque do segmento. Além de maior distância central, de 88 mm, ela conta com engrenagens de escalonamento suave e um novo sensor de engrenagem com efeito Hall 2D, que monitora a velocidade e posição dos eixos da transmissão, para maior precisão na troca de marchas.

A Nova Ranger XLS conta com três versões, 4×2, 4×4 e 4WD, para atender diferentes tipos de uso. A XLS 4×2 é um veículo versátil, voltado para uso urbano. A XLS 4×4 é adequada tanto para aplicações de trabalho como de lazer e a 4WD foi projetada para clientes que necessitam de alta performance, em atividades profissionais ou recreativas.

As versões XLS 4×2 e 4×4 vêm com uma nova transmissão automática de seis velocidades, modelo 6R80, que incorpora um novo módulo de controle para maior precisão na troca de marchas. Todas as XLS trazem também quatro modos de condução (Normal, Eco, Rebocar/Transportar e Escorregadio).

A Nova Ranger XLS 4WD é equipada com o potente motor 3.0 V6 da Ford, com 250 cv (@ 3.250 rpm) e torque de 61,18 kgfm (@ 1.750-2.500 rpm), que teve a engenharia desenvolvida no Brasil. Ele é validado para o diesel B20 e tem consumo eficiente, de 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.

Esse motor vem acoplado à nova e exclusiva transmissão automática de 10 velocidades, com conversor de torque e inovações que geraram mais de 20 patentes para a Ford. Ela usa um fluido de ultrabaixa viscosidade e algoritmos de troca adaptativa em tempo real, para proporcionar um funcionamento suave, incluindo o recurso de pular marchas (“skip-shift” e “direct downshift”).

A lista de itens da Nova Ranger XLS 4WD inclui, ainda, câmbio eletrônico E-Shifter, sistema start-stop, freio a disco nas quatro rodas e freio de estacionamento eletrônico.

A Ranger, com a maior bitola e distância entre eixos da categoria (3.270 mm), é construída sobre um chassi 30% mais resistente a torções, com longarinas e travessas redesenhadas, em aço especial. A caçamba, de 1.250 litros, é equipada com régua, seis pontos de amarração de carga, tomada 12 V, trava com chave e tampa com assistência de abertura e fechamento.

O novo conjunto de suspensão dianteira e traseira da picape melhora a dinâmica veicular. Com um curso 15 mm maior que a geração anterior, é a única com amortecedores externos à longarina em todas as séries.

Os seus recursos off-road incluem capacidade de imersão de 800 mm – a maior do segmento –, ângulo de ataque de 30°, ângulo de saída de 26°, ângulo de transposição de rampa de 22°, protetores inferiores de aço e ganchos de reboque dianteiros e traseiros. As versões com tração 4×4 possuem diferencial traseiro blocante.

A Ford Pro oferece ao cliente da Ranger todo o suporte na preparação da picape para aplicações específicas. A marca dispõe de uma área dedicada de engenharia e instalações para o desenvolvimento e teste de veículos especiais, desde o projeto até a validação do produto final, e fornece também treinamento para atender as necessidades de grandes frotistas e entidades governamentais.

Esse trabalho é feito em parceria com os modificadores, que contam com o programa de certificação Ford Pro Convertor. Por meio desse programa, a Ford Pro certifica os transformadores e disponibiliza informações técnicas dos produtos, o manual do implementador e um conjunto de ferramentas de manufatura e engenharia para que possam realizar o serviço, preservando o desempenho e a garantia original do veículo.

Como exemplos dessa preparação, a Ford Pro apresentou dois modelos da Nova Ranger. Um deles, equipado como viatura de força tática da polícia, traz blindagem, para-choque de impulsão, luzes de sinalização, cela humanizada para transporte de detentos, canil e compartimentos para armas e bagagem. O outro é uma picape para uso em mineração, com suspensão elevada, barras de proteção integradas aos estribos e forros de proteção na cabine, entre outros acessórios especiais.

 

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