Mercedes-Benz promove estreia mundial do eActros 600    

eActros 600 Sattelzugmaschine - zero-emission; CO2-neutral; electric; battery; e-mobility; e-truck; Weltpremiere; Mercedes-Benz

Modelo pode alcançar mais de 1.000 quilômetros por dia com recargas intermediárias durante pausas dos motoristas. Veículo apresenta carga útil de aproximadamente 22 toneladas, com semirreboque padrão. Início das vendas acontece já este ano, com início da produção em série previsto para o final de 2024

A Mercedes-Benz Trucks revelou o eActros 600, seu primeiro caminhão pesado elétrico a bateria para longas distâncias, em estreia mundial promovida em Hamburgo, na Alemanha. Com este modelo, a Companhia planeja definir um novo padrão no transporte rodoviário de cargas.

A alta capacidade da bateria, de mais de 600 kWh – daí a designação do modelo 600 – e um novo eixo motriz elétrico permitem que esse caminhão atinja uma autonomia de 500 km sem recarga intermediária. Portanto, o eActros 600 será capaz de viajar mais de 1.000 quilômetros por dia graças a recargas intermediárias durante as pausas realizadas pelos motoristas ao longo das viagens.

Atualmente, cerca de 60% das viagens de longas distâncias de clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 quilômetros, o que significa que a infraestrutura de carga e recarga das baterias no transportador e nos pontos de entrega é suficiente para o novo modelo.

Além da carga CCS de até 400 kW, o eActros 600 também permitirá cargas de Megawatts (MCS). Assim que a tecnologia MCS estiver disponível e for padronizada entre os fabricantes, ela será adaptada às versões do eActros 600, mas os clientes já podem solicitar uma pré-instalação para esse fim. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em uma estação adequada com potência de um Megawatt.

O veículo é projetado para um Peso Bruto Total combinado de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o eActros 600 tem carga útil de aproximadamente 22 toneladas. Em alguns casos, legislações nacionais podem permitir uma carga útil mais elevada.

As vendas do caminhão começam neste ano, com início da produção em série previsto para o final de 2024. Além de cavalos mecânicos, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões rígidas do eActros 600. Atualmente, uma frota de cerca de 50 protótipos está sendo produzida, alguns dos quais também serão disponibilizados para testes práticos com clientes.

O eActros 600, por exemplo, pode ser mais rentável do que um caminhão a diesel para longas distâncias levando-se em conta o período médio de manutenção do veículo (aproximadamente cinco anos) ou após atingir a marca de cerca de 600.000 quilômetros, apesar de seu preço de aquisição ser duas a duas vezes e meia superior ao valor de um caminhão equivalente a diesel.

A pegada de CO2 do eActros 600 dependerá da eletricidade utilizada na operação do veículo. Com o atual mix energético europeu, o eActros 600 consegue uma economia de CO2 de cerca de 40% em comparação com um Actros a diesel. Com energias totalmente renováveis, esse índice pode chegar a mais de 80% ao longo de todo o ciclo de vida do produto, estimado em dez anos, a partir da extração de matérias-primas. Isso corresponde a uma economia de cerca de 370 ou 775 toneladas de CO2. Como resultado, o eActros 600 pode compensar a pegada de CO2 da fabricação de suas baterias no seu segundo ou primeiro ano de operação.

A eletrificação do transporte rodoviário de longas distâncias mudará o modelo de negócios das empresas do setor e criará oportunidades de vantagem competitiva em vários níveis. Por exemplo, cada vez mais clientes estão atribuindo importância ao transporte neutro em CO2. Os fornecedores que não puderem atender a esse requisito perderão espaço no mercado. O eActros 600 será produzido na fábrica de Wörth am Rhein – em paralelo e de forma flexível, ao lado da produção dos caminhões a diesel.

O eActros 600 conta com três baterias com base na tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP), cada uma com 207 kWh. Isso resulta em uma capacidade total instalada de 621 kWh.

A Mercedes-Benz Trucks desenvolveu um novo eixo elétrico de 800 Volts com dois motores elétricos e uma transmissão de quatro velocidades, especificamente para uso no transporte pesado de longas distâncias. Os motores elétricos geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de 600 kW.

No eActros 600, a energia elétrica também pode ser recuperada, realimentando as baterias. Dependendo da situação, o motorista pode escolher entre cinco níveis de recuperação diferentes. A condução com um pedal também pode ser opcionalmente ativada via touchscreen no painel digital – ou seja, desaceleração por meio de recuperação, com acionamento reduzido do freio mecânico.

Por meio do Painel Interativo Multimídia 2, item de série no eActros 600, o motorista é continuamente informado sobre o nível de carga das baterias, a autonomia restante, bem como o consumo de energia atual e médio. Haverá também uma ferramenta de mapeamento que mostra, em tempo real, onde o veículo está localizado, se está circulando, parado ou carregando, e qual o nível de carga da bateria.

O novo design da cabina do eActros 600 caracteriza-se por uma aerodinâmica eficiente, alcançada por uma grade dianteira de grande dimensão, completamente fechada, um para-choque otimizado e mais facilidade no acesso para o motorista. Defletores de ar laterais, um spoiler adicional no teto e um compartimento fechado do motor complementam as melhorias aerodinâmicas da cabina.

A Mercedes-Benz Trucks comercializará a cabina sob o nome “ProCabin”. A aerodinâmica aprimorada é de grande importância, pois a resistência do ar é um dos principais fatores que influenciam no consumo de energia do veículo, que pode ser aproveitada por meio da recuperação. Isso permitiu que o valor de cW (coeficiente de resistência aerodinâmica) do ProCabin fosse reduzido em 9% na comparação com a cabina do Actros atual a diesel.

O eActros 600 é muito silencioso na estrada. Mas, para garantir que pedestres ou ciclistas possam notar o caminhão elétrico em seu entorno, ele é equipado com um Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS) externo. Dependendo das condições de condução, os sons são reproduzidos para a frente ou para trás, variando de acordo com a velocidade do veículo e a posição do pedal do acelerador, de modo que uma boa percepção acústica seja possível no trânsito urbano.

O ângulo de visão ampliado aumenta ainda mais a eficiência dos sistemas de segurança – como por exemplo, o ABA 6 (Assistente Ativo de Frenagem), o Frontguard Assist, o Active Sideguard Assist 2 (Assistente de Ponto Cego) e o Active Drive Assist 3 (ADA 3). Graças ao processamento de dados aprimorado e à ligação em rede de todos os sensores, o motorista ganha tempo para reagir o mais rápido possível às condições de tráfego.

O ABA 6 permite reagir não apenas ao movimento de pessoas e ciclistas que estejam na mesma faixa, mas também de pedestres parados. Para isso, utiliza a frenagem automática de emergência até uma velocidade de 60 km/h. Além disso, o novo Frontguard Assist pode avisar o motorista, de maneira visual e acústica, sobre veículos na estrada que estejam diretamente na frente do caminhão.

O Active Sideguard Assist 1 monitora o comprimento de toda a combinação do cavalo mecânico+semirreboque, além de mais dois metros para a frente e até um metro para trás, bem como até 3,75 metros para a direita adjacente ao veículo. Já a segunda geração do sistema aumenta o alcance de monitoramento para até sete metros à frente, 30 metros para trás e 4,25 metros para a direita. Além disso, o sistema também possui uma nova zona de monitoramento ao lado do motorista.

A extensão do ângulo de visão para a esquerda está associada a um valor agregado significativo com o ADA 3, que permite a condução semi-automatizada. A terceira geração do sistema é capaz de guiar automaticamente o caminhão de volta à sua faixa se houver risco de colisão.

 

 

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