Mercedes-AMG G 63 chega ao Brasil mais icônico e exclusivo

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Após 44 anos de seu lançamento, a unidade de número 500 mil saiu da linha de produção. O novo Mercedes-AMG G 63 com ano/modelo 2023 chegou à rede de concessionários em maio, ao preço público sugerido de R$ 1.869.900,00.
A Mercedes-Benz Cars & Vans apresenta a versão 2023 de um de seus veículos mais icônicos: o Mercedes-AMG G 63. Desde sua criação, na década de 1970, o modelo entrega uma condução off-road excepcional aliada à exclusividade sem comparações no mercado e, até hoje, segue se superando, atingindo a marca de 500 mil unidades produzidas no último mês.
O Mercedes-AMG G 63 mantém sua posição única entre os veículos off-road de alto desempenho com o poderoso motor V8 biturbo, tração nas quatro rodas, três bloqueios de diferencial, transmissão automática de 9 velocidades, suspensão dianteira independente com duplo braço triangular e amortecimento adaptável.
O motor biturbo V8 de 4,0 litros AMG gera 585 cv e oferece um torque máximo de 850 Nm. Isso está disponível em uma ampla faixa de rotações entre 2.500 e 3.500 rpm e entrega de zero a 100 km/h em 4,5 segundos. Este desempenho dinâmico é mantido até a velocidade máxima de 240 km/h.
O sistema de escape de fluxo duplo possui saídas laterais abaixo das portas traseiras. As ponteiras de escape duplas em cromado de alto brilho emitem o som típico do AMG V8 e podem ser ajustadas em dois estágios, por um botão no console central ou de acordo com o modo de direção selecionado, para tornar o som do escape mais esportivo ou discreto.
O sistema de transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G possui um software específico para o modelo visando atingir tempos de troca muito curtos. A função de redução de marcha múltipla permite picos de velocidade mais espontâneos, enquanto os modos de transmissão “Sport” e “Sport Plus” contribuem para uma experiência de condução ainda mais esportiva.
A especificação da tração nas quatro rodas AMG Performance 4MATIC apresenta distribuição de torque otimizada com uma divisão de tração entre dianteira/traseira de 40 a 60 por cento. Essa configuração garante maior agilidade na estrada e melhor tração durante a aceleração.
A engrenagem de redução off-road foi desenvolvida para uso em terrenos difíceis. Isso ajuda a garantir que o G 63 seja capaz de dominar trechos off-road ainda mais exigentes. A taxa de redução da caixa de transferência é de 2,93. Isso auxilia na movimentação em declives extremos e em aclives em particular, pois o torque nas rodas motrizes é significativamente aumentado.
A engrenagem de redução off-road pode ser engatada por meio do interruptor LOW RANGE em velocidades de até 40 km/h. A relação de engrenagem da caixa de transferência é então alterada de 1,00 em HIGH RANGE para 2,93. É possível alternar de LOW RANGE para HIGH RANGE em velocidades de até 70 km/h.
A embreagem multidisco inteligente se comporta como um diferencial de travamento controlado automaticamente e isso garante que o G 63 permaneça manobrável por mais tempo fora de estrada. A vantagem é que o condutor tem mais possibilidades de manobras antes de ter que engatar os bloqueios de diferencial manualmente.
Com o bloqueio do diferencial central acionado, a embreagem multidisco muda para um efeito de bloqueio 100% mecânico. Os bloqueios do eixo dianteiro e traseiro são feitos via uma embreagem e um com um efeito também 100% mecânico. Todos os bloqueios podem ser engatados individualmente em movimento, tanto em LOW RANGE como em HIGH RANGE, sendo primeiro o central, depois no eixo traseiro e finalmente no eixo dianteiro.
Os bloqueios de diferencial atuam rapidamente, pois eles são acionados eletromecanicamente e totalmente conectados em rede. Um LED e o display central do condutor indicam qual bloqueio está ativo no momento.
O G 63 tem um desempenho fora de estrada superior e é ainda mais dinâmico e confortável no on-road. A percepção de condução ágil deve-se substancialmente ao sistema de suspensão, que apresenta molas helicoidais em todas as direções. O eixo dianteiro tem uma suspensão independente em forma de braço duplo; um eixo rígido com suspensão de cinco links é usado na parte traseira.
A suspensão AMG RIDE CONTROL, sistema totalmente automático e controlado eletronicamente, ajusta o amortecimento em cada roda a cada situação. O amortecimento é ajustado individualmente para cada roda e depende do estilo de condução, da superfície da estrada e da configuração de suspensão selecionada. O ponto de operação ideal pode ser selecionado a qualquer momento com base em informações abrangentes relacionadas à aceleração ou velocidade do veículo, por exemplo.
Através de um interruptor no console central, o condutor pode escolher entre três conjuntos diferentes de características de amortecimento, nomeadamente “Comfort”, “Sport” e “Sport+” e, assim, influenciar individualmente a experiência de condução de muito confortável a mais esportivo.
A base para as enormes capacidades off-road do G 63 é fornecida por uma estrutura tipo “escada rígida a torção” de aço de alta resistência e um corpo montado de construção composta. Este tipo de estrutura é consideravelmente mais robusto e adequado para operações off-road do que um “chassi monobloco”. Com esta construção, a estrutura garante um centro de gravidade baixo e protege os conjuntos principais – o tanque de combustível e o sistema de exaustão – durante o contato com o solo, por exemplo, ao passar sobre obstáculos.
O modelo traz como equipamento de série o “Widescreen Cockpit” totalmente digital com instrumentos virtuais diretamente no campo de visão do motorista e um display central acima do console central. Os dois monitores de 12,3 polegadas se misturam visualmente em uma única unidade. O condutor pode escolher entre três padrões visuais diferentes – “Classic”, “Sport” e “Progressive”.
Com cerca de um milhão de possibilidades de combinações dentre todas as motorizações disponíveis a nível mundial, a personalização para um Classe G praticamente não conhece limites – teoricamente, os veículos poderiam ser produzidos por várias décadas sem que nenhum deles fosse idêntico.
Adicionalmente, cada unidade pode ser personalizada com uma lista de mais de 40 opções de cores e mais de 25 opções de acabamentos de bancos, com destaque para as novas cores G MANUFAKTUR vermelho hyacinth magno e G MANUFAKTUR Azul brilhante magno.
O mês de abril marcou o aniversário de produção com a unidade de número 500 mil do lendário Mercedes-Benz Classe G, que saiu da linha de produção em Graz, na Áustria. O veterano off-road, que ganhou muitos prêmios como o “melhor veículo off-road do mundo”, escreve sua própria história de sucesso desde 1979.
O Classe G deve seu status de ícone e admiração entre sua crescente comunidade de fãs principalmente à sua combinação única de design diferenciado e excelente capacidade off-road, além disso, permanece fiel ao lema de continuar a ser desenvolvido com caráter inalterado.
Principais dados técnicos  
Cilindros

Cilindrada (cm3)

Potência máxima (cv/rpm)

Torque (Nm/rpm)

Câmbio

Aceleração 0 – 100 km/h (s)

Velocidade máxima (km/h)

Peso (kg)

Pneus

 

Capacidade do porta malas (L)

Tanque de combustível /reserva (L)

 

 

 

V8

3.982

585/6.000

850/2.500-3.500

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

4,5

240 (limitada eletronicamente)

2.595

295/40 R22

 

454-1.941

100/12

 

 

 

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