Fuso Narrative 8811, para uma aventura inesquecível

Photo taken Jan. 9, 2019, shows a bar counter inside a luxury tour bus in Tokyo. The Club Tourism First bus designed by industrial designer Eiji Mitooka carries 17 passengers. (Kyodo)
==Kyodo
(Photo by Kyodo News Stills via Getty Images)

Narrative 8811, um projeto especial de ônibus para confortar os pacientes de um hospital no Japão, torna-se sofisticada realidade. Trabalho foi desenvolvido sobre um Fuso Aero Ace

Finos raios de luz filtram-se através de persianas ornamentadas com treliças de madeira e vitrais, iluminando o piso de retalhos, que deslumbra com sua miríade de cores e padrões. Candeeiros de parede sofisticados com aros dourados sugerem uma homenagem ao icônico Expresso do Oriente e assentos luxuosos adornados com elegantes padrões florais e um requintado balcão de bar em madeira criam um ambiente convidativo para conversas casuais ou devaneios.

Esse cenário pode soar como o saguão de um grande hotel, mas na verdade é o interior do Narrative 8811 – um ônibus acessível para cadeira de rodas, construído de acordo com as especificações do Hospital Fuke, na província de Saitama, a noroeste de Tóquio. Concebido pelo Dr. Takaki Fuke, presidente do hospital, e criado pelo renomado designer industrial Eiji Mitooka, este impressionante veículo visa proporcionar aos pacientes experiências extraordinárias.

O ônibus Aero Ace, personalizado em verde real britânico e adornado com emblemas dourados com a assinatura do hospital fica na entrada da instalação, chamando a atenção do fluxo e refluxo de funcionários do hospital e pacientes que procuram tratamento ou retornam de sessões de reabilitação.

“Narrativa”, a filosofia da unidade e o nome do ônibus, é o compromisso do hospital em tecer a história de cada paciente por meio de iniciativas como a “escada de histórias”, uma parede de fotos de pacientes e os diários do Caderno de Narrativas à beira do leito de cada paciente, onde eles anotam suas atividades diárias.

Dada a natureza distinta deste projeto, ele exigia uma equipe de design e produção que possuísse imaginação ilimitada e experiência abrangente em funcionalidade. Para isso, a FUSO uniu forças com o indivíduo singular capaz de transformar a visão do Dr. Fuke em realidade.

O renomado designer e ilustrador Eiji Mitooka foi contratado para concretizar a visão do Narrative 8811. Inspirando-se em figuras influentes como Frank Lloyd Wright, Leonardo Da Vinci e Walt Disney, ele aplicou sua imaginação ilimitada para criar trens primorosamente projetados no Japão, de cruzadores de luxo a shinkansen de alta velocidade, e com uma estética que combina brilhantismo artístico com a funcionalidade de veículos totalmente operacionais.

A visão criativa de Mitooka é alimentada por sua busca incansável pela originalidade. Ele rejeita firmemente a ideia de design descartável, dedicando-se à criação de obras significativas que possuem qualidade duradoura. Quando se trata de seus veículos, o principal objetivo de Mitooka é conceber designs que estimulem as pessoas a embarcar em viagens repetidas, evocando um profundo sentimento de emoção e cativando seus corações ao longo do caminho. Transferindo sua vasta experiência como projetista de trens, procurou aplicar seus conhecimentos dos trilhos para as estradas.

Mesmo com um extenso catálogo de trabalhos, esta foi a primeira vez que Mitooka embarcou em um projeto de ônibus. Embora pudesse aproveitar suas experiências anteriores para superar obstáculos, ele encontrou alguns desafios distintos que exigiam sua atenção e resolução.

Mitooka reconhece: “Cada novo projeto apresenta seu próprio conjunto de desafios. Um grande obstáculo neste projeto foi descobrir um método adequado para prender a cadeira de rodas com segurança enquanto o ônibus estiver em movimento. Além disso, enfrentamos o desafio de trabalhar com espaço limitado e ponderamos como criar uma sensação de abertura dentro do espaço confinado. Exploramos várias ideias antes de encontrar a resposta.”

Esse processo de tentativa e erro contribui para a natureza dos designs de Mitooka. Ele recruta artesãos shokunin habilidosos para dar vida às suas visões, porque acredita que “somente através de trabalho duro, esforço dedicado e o toque humano pode-se criar experiências verdadeiramente memoráveis ​​para as pessoas.”

O design interior do ônibus desempenha um papel crucial na obtenção da plataforma e do momento de “emoção” desejado pelo Dr. Fuke. Uma estética japonesa é sugerida pela presença de uma pequena imagem emoldurada representando um xogum sentado e persianas de ripas, e uma combinação de elaboradas treliças de madeira, vitrais e bolsos de assento de couro macio atraem influência de várias fontes internacionais.

No entanto, de acordo com Mitooka, dissecar cada detalhe individual é perder o objetivo. “A chave está no equilíbrio geral do design. É a qualidade enigmática que acrescenta intriga, estimula a mente e alimenta a imaginação. O foco não está em ‘saber’ e reconhecer as influências específicas, mas sim na experiência holística.”

 

×
×

Carrinho