Ashok Leyland tem caminhão a célula de hidrogênio

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Caminhão tem emissão zero, com tempos de abastecimento semelhantes aos de um veículo a diesel.

A Ashok Leyland apresentou como seu principal destaque na Auto Expo 2023 um caminhão movido a célula de combustível de hidrogênio. O caminhão FCEV é baseado na plataforma modular AVTR. Mede 11,9 metros de comprimento e sua distância entre eixos é de 6,6 metros. O peso bruto do veículo (GVW) é de 28.000 kg.
O trem de força de emissões zero produz 335 BHP e 1.600 Nm de torque e consiste em uma célula de combustível de 80 kW, que alimenta um motor síncrono de ímã permanente emparelhado com uma caixa automática de 2 velocidades. O caminhão está equipado com uma bateria de 55 kWh e quatro tanques de combustível de hidrogênio de 8,4 kg cada.

A marca também apresentou um HICEV, ou seja, um caminhão com motor de combustão interna de hidrogênio. São muito parecidos com os veículos movidos a propulsores de combustão interna. A marca afirma que eles fizeram alguns ajustes no motor, que ajudaram a converter a unidade para funcionar com hidrogênio. Além disso, o HICEV também possui funções ADAS para melhorar a segurança do veículo e da estrada.
A Ashok Leyland, ao todo, apresentou seis novos produtos de energia alternativa. A principal empresa do Grupo Hinduja tinha em exposição um veículo elétrico a bateria, um veículo elétrico a célula de combustível, um veículo com motor de combustão interna a hidrogênio (ICE), um veículo a gás natural liquefeito, um ônibus interurbano a gás natural comprimido e um micro-ônibus de passageiros.

Veículo elétrico a bateria

O BOSS BEV(Veículo elétrico a bateria) foi projetado pela Ashok Leland e usa uma bateria de íons de lítio que pode ser carregada externamente. Para manter a carga útil alta, o veículo usa um design leve.

Veículo elétrico a célula de combustível

Alimentado por hidrogênio, o caminhão a célula de combustível usa oxigênio atmosférico junto com o hidrogênio armazenado no tanque de combustível para gerar eletricidade. Essa energia é usada para alimentar o motor elétrico que aciona o caminhão. Usando uma bateria de íons de lítio, o veículo também pode ser usado como um veículo de bateria limitada também. Em termos de segurança, o veículo elétrico a célula de combustível vem equipado com um sistema de detecção de vazamentos.

Veículo ICE(motor de combustão interna) a hidrogênio

O HICEV, ou Veículo com Motor de Combustão Interna a Hidrogênio, é alimentado por uma fonte de energia limpa. Ele usa hidrogênio e é muito semelhante aos veículos convencionais com motor de combustão interna. Apenas alguns ajustes são feitos em tais motores ICE e eles também podem funcionar com hidrogênio. O caminhão também vem com um sistema ADAS para melhorar a segurança rodoviária e veicular.

Caminhão à base de GNL/GNC

Um veículo bicombustível único, que pode funcionar com gás natural liquefeito (GNL) ou gás natural comprimido (GNC). Ele usa um motor de combustão interna Ciclo-Otto. O gás é super-resfriado e armazenado criogenicamente em forma líquida. O caminhão de combustível duplo atenderá aos requisitos de longo alcance dos caminhões pesados.

Ônibus intermunicipal a GNC

O ônibus intermunicipal Ashok Leyland, de 13,5 m de comprimento, é um dos mais longos de seu segmento. O ônibus também estreou com um motor turbo mais potente. O veículo agora pode armazenar até 1500 litros de combustível GNC em seus cilindros em material composto mais leve, que são montados com segurança sobre o quadro, o que lhe confere uma autonomia de cerca de 1000 km e pode acomodar 36 assentos, o que é 20% maior do que o padrão do segmento.

Bada Dost Xpress

Este micro-ônibus movido a GNV pode acomodar 12 passageiros e tem uma entrada e saída confortáveis. Equipado com um motor de última geração, o Bada Dost Xpress é adequado para operações de cidade e estrada. Ele recebe um sistema opcional de AC e rastreamento de veículos.

 

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