Volvo testa ônibus autônomo com motorista

Ônibus autônomo da Volvo

Da redação

Os testes com o ônibus autônomo da Volvo ainda não abriram mão do motorista. Acredita-se que a tecnologia autônoma trará, no futuro, mobilidade mais segura e confortável, com manobras de embarque e desembarque precisas. O modelo em demonstração foi projetado para proporcionar um deslocamento seguro e confortável, com aceleração e frenagem sem solavancos. Nos pontos de embarque, consegue parar sempre na mesma posição e distância da plataforma, facilitando o acesso dos passageiros.

A montadora instalou sensores que monitoram constantemente o entorno do veículo, permitindo a orientação de manobras precisas e, no futuro, ajudará a evitar acidentes, ajustando a velocidade ou parando o ônibus ao identificar proximidade com objetos.

O modelo tem como base o ônibus elétrico Volvo. “É uma excelente alternativa para um transporte público sustentável. E agora, com diferentes tipos de automação, podemos fazer ainda mais progresso em segurança, conforto e eficiência. Com a tecnologia do Grupo Volvo estamos abrindo novas portas para o futuro”, afirmou Håkan Agnevall, oresidente da Volvo Buses.

A tecnologia vai possibilitar ainda a otimização dos serviços realizados nas garages. “Com ônibus autônomos, os manobristas das garagens podem focar em serviços e manutenção ao invés de carregar baterias, levar o veículo para lavar ou estacionar. Os ônibus do amanhã terão condições de fazer tudo isso sozinhos”, assegurou Agnevall.

Mobilidade urbana

O ônibus autônomo também será usado em pesquisa sobre comboios urbanos inteligentes, em que vários ônibus seguirão em conjunto de forma sincronizada e segura, aumentando a capacidade de transporte de passageiros. Um projeto similar já foi conduzido pela própria Volvo, com caminhões e carros em rodovias europeias. É o chamado platooning.

“A Volvo tem sido pioneira em sistemas de transporte com ônibus de alta capacidade, os Bus Rapid Transit (BRT). Agora estamos dando mais um passo, usando a automação para fazer conexão sem fio entre veículos, criando verdadeiros ‘trens’ de ônibus, com alta flexibilidade. Ao associar eletromobilidade e automação, os ônibus são uma alternativa atraente para o futuro das cidades, quando comparados aos sistemas tradicionais sobre trilhos”, informou Agnevall.

Testes

A demonstração começou no último final de semana, durante a parada da regata Volvo Ocean Race em Gotemburgo, na Suécia. Nos próximos dois anos, o ônibus será usado em projetos de pesquisa automotiva – FFI Ônibus Urbanos Autônomos e KRABAT.

O FFI é o Programa Estratégico em Pesquisa e Inovação, uma cooperação entre a indústria automotiva e o governo sueco. Já o KRABAT é parte de um programa conjunto do governo sueco com o nome “A próxima geração de viagens e transportes”, financiado parcialmente por Vinnova, através do Drive Sweden.

No início deste ano, a Volvo Buses lançou um projeto conjunto para ônibus elétrico autônomo com a Nanyang Technological University (NTU), de Cingapura. Anteriormente o Grupo Volvo já havia demonstrado caminhões autônomos para operações de mineração, agricultura e coleta de lixo.

O ônibus autônomo Volvo está sendo apresentado dentro do ElectriCity, um projeto de pesquisa conjunto entre centros de pesquisa, indústria e a cidade de Gotemburgo. O objetivo é desenvolver novas soluções para a próxima geração de trânsito urbano sustentável.

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