Quantron a hidrogênio : cara-chata na Europa e bicudo na América do Norte

Quantron

Empressa alemã apresenta dois pesados a célula de hidrogênio, enquanto monta rede de abastecimento. E respeitando as características de cada mercado

A Quantron US, com sede em Augsburg, revelou um novo caminhão de célula de combustível para o mercado dos EUA, com um alcance de até 850 milhas (1.360 quilômetros) projetado para aplicações pesadas e de longa distância.

O caminhão US Class 8 H2 foi apresentado na Advanced Clean Transportation Expo em Anaheim, Califórnia. No anúncio, o novo modelo é simplesmente chamado de “Quantron Class 8 US Truck”. Como é regra na Quantron, este não é um veículo totalmente autodesenvolvido, mas uma conversão para uma unidade de célula de combustível com base em um chassi existente.

A Quantron ainda não menciona dados técnicos sobre a célula de combustível, pack de baterias ou motor elétrico. Em vez disso, fala na capacidade e alcance do tanque. O veículo-conceito revelado em Anaheim tem um tanque de hidrogênio de 80 quilos. “No início da produção, a Quantron espera que seu pesado Classe 8 tenha um alcance de cerca de 750 a 850 milhas, com uma capacidade de tanque de 100 kg de hidrogênio”, diz o comunicado. Essa quantidade deve ser reabastecida em dez a 15 minutos, disse o fabricante.

Em comparação, o caminhão H2 pesado que a Quantron apresentou para a Europa no outono passado tem capacidade para 54 quilos de hidrogênio. Isso deve permitir um alcance de até 700 quilômetros na variante padrão, enquanto a variante aero apresentada no final de abril deve superar esses 700 quilômetros.

A Quantron também anunciou uma colaboração com a FirstElement Fuel, que garante a seus clientes acesso a uma rede de atualmente cerca de 40 postos de reabastecimento de hidrogênio na Califórnia. A rede de hidrogênio permitirá que os motoristas reabasteçam sem problemas e voltem à estrada, assim como fariam com o diesel hoje, só que agora eles irão mais longe com combustível de emissão zero.

A Quantron montou uma subsidiária nos EUA no outono de 2022 e prontamente ganhou um grande contrato da empresa de logística TMP Logistics, na forma de um acordo para fornecer 500 caminhões pesados ​​com célula de combustível. Agora, também está claro qual modelo a TMP Logistics receberá.

O acordo com a FirstElement Fuel se baseia no Quantron-as-a-Service – um serviço turnkey de 360 graus, que dá aos proprietários de frotas acesso a tudo o que é necessário para fazer a transição para o hidrogênio. A Quantron está apresentando uma solução completa de duas etapas para os operadores fazerem a transição fácil para frotas de hidrogênio livres de carbono, incluindo a apresentação de seu novo cavalo mecânico elétrico de célula de combustível de hidrogênio (FCEV). Com seus 80 kg de hidrogênio a bordo, ele está demonstrando a melhor capacidade de tanque da categoria.

Quando concluída, a Quantron espera que seus caminhões ofereçam um alcance de cerca de 750 a 850 milhas em um sistema de tanque de 100 kg, o que estabelecerá uma nova referência. Espera-se que sejam necessários apenas 10 a 15 minutos para reabastecer a 100% da capacidade, o que é comparável aos atuais caminhões a diesel na estrada hoje e significativamente mais rápido do que os veículos elétricos a bateria.

O compromisso entre a Quantron e a FirstElement Fuel está estruturado para garantir o acesso confiável ao combustível de hidrogênio em estações de distribuição em toda a sua rede na Califórnia. A FirstElement Fuel opera a maior rede de estações de reabastecimento de hidrogênio do mundo, que durante março de 2023 realizou mais de 60.000 enchimentos e mais de 162.000 quilos de hidrogênio.

A empresa agora está desenvolvendo uma rede de estações de hidrogênio de “alto fluxo” capazes de abastecer veículos pesados, médios e leves, com doze estações em toda a Califórnia como fase 1 de seu plano de desenvolvimento. O primeiro dos postos de “alto fluxo” da FirstElement Fuel deve ser inaugurado ainda este ano perto do Porto de Oakland.

“Depois de encontrarmos algum sucesso inicial na Europa, começamos a considerar o vasto potencial para soluções de combustível de hidrogênio na América do Norte”, disse Michael Perschke, CEO da Quantron AG. “As empresas sediadas na América do Norte dependem de cargas pesadas em rotas longas. Como já somos o líder técnico na Europa, transferimos este DNA para os EUA e estávamos à procura de um parceiro com um histórico comprovado. Portanto, a First Element foi a escolha natural.”

Um destaque dos Q-Days deste ano é o caminhão pesado elétrico a hidrogênio Quantron QHM FCEV Aero, com um design exterior especialmente desenvolvido da cabine do motorista e componentes aerodinâmicos otimizados para alcançar uma eficiência e alcance ainda maiores no transporte de longa distância.

O caminhão pesado a hidrogênio, com cabine avançada cara-chata, tem um alcance real de até 700 km sem limitar a carga útil e usando um semirreboque padrão. Como uma variante escandinávia, até mesmo alcances de até 1500 km são possíveis na plataforma.

A Quantron apresenta seus planos para estabelecer uma infraestrutura nacional de reabastecimento e carregamento de hidrogênio como parte da rede européia de parceiros da Aliança de Transporte Limpo, iniciada pela própria Quantron. E  criou uma Joint venture com a Goldstone Technologies Limited, para desenvolver uma plataforma de transação digital para Quantron-as-a-Service (QaaS).

No evento interno, a empresa apresenta seu portfólio de soluções de transporte livre de emissões. Além de veículos com emissão zero, isso inclui uma gama de serviços digitais e físicos, energia limpa e infraestrutura correspondente, incluídos na oferta exclusiva Quantron-as-a-Service (QaaS). Na ocasião, a Quantron anunciou que um banco de investimento norte-americano irá guiar uma rodada de investimentos, onde se pretende angariar de 100 a 200 milhões de euros.

O Dr. Florian Herrmann, Chefe da Chancelaria do Estado da Baviera e Ministro de Estado para Assuntos Federais e Mídia, já participou do Q-Days e teve a oportunidade de testar o novo caminhão com antecedência: “A Quantron é uma estrela bávara que traz mobilidade sustentável e inovadora para a estrada, eletricamente ou com hidrogênio. A tecnologia de célula de combustível é um importante caminho para um futuro neutro em CO2 para a Baviera, que está investindo mais de 700 milhões de euros em tecnologias de hidrogênio, no caminho para a neutralidade climática em 2040, especialmente no setor dos transportes.”

A estreia mundial do veículo elétrico a hidrogênio Quantron QHM FCEV Aero no Q-Days 2023 é uma grande novidade. A máxima eficiência e uma melhoria de alcance de 10% são asseguradas pelo sistema de gestão Q-ENERGY especialmente desenvolvido e cerca de 20% de otimização aerodinâmica foi alcançada por uma estreita cooperação entre o projeto Quantron e a equipe de pesquisa e desenvolvimento, sob o lema “a forma segue a função” para facilitar o máximo desempenho. O sistema de célula de combustível 2 x 120 kW é fornecido pela Ballard Power, um investidor da Quantron.

O caminhão é projetado para transporte pesado de longa distância e está equipado com uma capacidade de tanque de cerca de 54 kg de hidrogênio e, portanto, atinge uma autonomia de cerca de 700 km. A característica especial é que o tanque de hidrogênio é completamente integrado à estrutura do quadro dentro da distância entreeixos de 3900mm – em conformidade com todos os requisitos legais e sem compromissos com as dimensões e usabilidade.

Os semirreboques padrão podem ser usados sem restrições. A Quantron é o único fornecedor que atualmente oferece um caminhão trator com tecnologia de célula de combustível sem qualquer restrição (a chamada “mochila”) de usabilidade. O QHM FCEV também é oferecido em uma versão de alcance estendido, para uso na Noruega com autonomia de até 1.500 km, com capacidade de tanque de até 116 kg.

Um dos focos é a expansão consistente e sistemática da rede de parceiros da Clean Transportation Alliance. Essa rede exclusiva de parceiros facilitará a gama de serviços Quantron-as-a-Service (QaaS. A Norwegian Hydrogen AS e a Westgass Hydrogen AS, duas produtoras e fornecedoras de estações de abastecimento de hidrogênio verde e hidrogênio na Escandinávia, se juntaram recentemente à Aliança de Transporte Limpo.

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