Trens podem eliminar 25 mil viagens de caminhões por ano

Eldorado

Eldorado Brasil aumenta transporte de celulose por trem entre Jundiaí e o porto de Santos

Da redação

A Eldorado Brasil lançou uma nova rota de transporte de celulose, ligando sua fábrica até o porto de Santos, no litoral paulista. Com o uso de contêineres, a carga que antes era levada de caminhão até o cais passa a ser transportada por trem a partir de Jundiaí, no interior de São Paulo. Essa medida vai eliminar cerca de 25 mil viagens de caminhão a cada ano das rodovias e ruas, mas ainda será necessário manter parcela do transporte por meio dos caminhões..

Com a nova operação ferroviária, a carga de celulose que sai da fábrica da Eldorado Brasil, em Três Lagoas, MS, é levada de caminhão até Jundiaí, onde é transferida para contêineres nos vagões dos trens. A carga, então, segue pelos trilhos até os terminais na beira do cais, de onde é embarcada em navios para exportação.

A Eldorado Brasil é produtora de celulose branqueada de eucalipto, com mais de 200 mil hectares de florestas plantadas no Mato Grosso do Sul. Sua unidade industrial em Três Lagoas, MS, tem capacidade de produção superior a 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano​.

Com isso, não é mais necessário utilizar tantos caminhões para levar a carga entre Jundiaí e Santos, aliviando o tráfego nessa concorrida rota. Outra vantagem é evitar viagens dos contêineres vazios e cheios dentro da cidade litorânea, já que as distâncias entre o terminal de estufagem e o terminal na beira do cais exigem o uso de caminhões pelas ruas santistas.

Além do benefício ambiental e operacional, a nova rota gera empregos nas duas cidades. Quando a carga chega a Jundiaí, funcionários do terminal ferroviário participam da transferência da carga para os trens. Em Santos, também há uma equipe contratada para tocar a operação de embarque e desembarque do contêiner de celulose nas embarcações.

×
×

Carrinho