Nova Iveco Daily com Alexa e suspensão inteligente

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A Iveco apresentou a nova família Daily Air-Pro, equipada com suspensão pneumática inteligente com controles eletrônicos inteligentes. Se trata de uma importante inovação da marca italiana para o setor, que aumenta o conforto de direção, protege o motorista e a carga do veículo e se adapta aos requisitos da jornada de trabalho. Essa baita novidade é só para a Europa, por enquanto.

Segundo a Iveco, o Novo Daily leva a conectividade a um novo nível com o sistema Driver Pal por meio dos comandos de voz da Alexa, da Amazon. A tecnologia vai servir como um companheiro de viagem, permitindo que o motorista interaja com o veículo e com a comunidade de motoristas que também estiver conectada ao sistema.

Este é somente uma das possibilidades quando estamos falando de veículos inteligentes, mostrando que o futuro reserva muita conectividade e soluções inovadoras de verdade.

Seu motor F1A Euro 6 de 2,3 litros, com potência variando de 116 hp a 156 hp, oferece até 6% de economia de combustível e aumenta a versatilidade do Daily com até 15% de aumento de torque para aplicações exigentes. O motor CNG de 3,0 litros entrega 136 cv e 350 Nm de torque. Sua transmissão é manual de 6 velocidades, não precisa trocar o óleo antes dos 350.000 quilômetros e sua vida útil aumentou em 18%.

Agora, vamos falar do que, realmente, interessa: a suspensão pneumática inteligente AIR-PRO, que se adapta, continuamente, às condições de uso para proporcionar uma condução confortável e segura para o motorista e a carga. O AIR-PRO conta com o sistema CDC (Controle Contínuo de Amortecimento), que reage, quase instantaneamente, as características topográficas da estrada, considerando lombadas, buracos, aclives e declives. O CDC calcula a cada 10 milissegundos a pressão ideal em cada amortecedor para fornecer a melhor reação dinâmica. As vibrações mais baixas, reduzidas em 25%, contribuem para uma experiência de direção bem mais confortável.

O sistema inteligente AIR-PRO se adapta ao jeito de condução do motorista para controlar o comportamento da suspensão. O condutor também pode escolher priorizar o conforto com a configuração Suave. A opção Carregado é ideal para otimizar o manuseio do veículo quando estiver carregado com sua capacidade máxima de carga. O “Auto-Adaptativo” calcula os parâmetros ideais para a sua condução ideal. A suspensão AIR-PRO ajusta a altura do chassi do veículo em menos de 10 segundos. Uma função de memória também permite que o operador salve na programação do Iveco Daily as configurações para cada tipo de frete usual.

Agora, chegou a hora de falar do novo truta do motora. Estou falando do sistema Driver Pal, que funciona através do Amazon Alexa. A tecnologia permite ao motorista conversar com a própria inteligência artificial ou se conectar com outros condutores que também estejam conectados ao Driver Pal, tudo via comando de voz.

O Iveco Driver Pal oferece duas habilidades: a primeira é o MYIVECO, que permite ao motorista verificar as condições do veículo para viajar, bem como configurar e gerenciar o sistema de navegação, solicitar assistência técnica se necessário ou pedir dicas sobre como dirigir melhor para economizar combustível, viajar com segurança e bater metas.

Uma segunda habilidade é o MYCOMMUNITY, que coloca o motorista em comunicação com a comunidade de motoristas. Eles podem conversar sobre qualquer assunto e o melhor é que a tradução automática resolve a barreira do idioma, considerando que muitos países europeus são territorialmente pequenos e há grande fluxo de cargas internacionais entre essas diferentes localidades. Por exemplo, consegue imaginar um motorista alemão em Portugal; ou um condutor francês na Inglaterra. Isso sim é uma tecnologia verdadeiramente útil.

Por dentro da cabine, os novos bancos são feitos com espuma viscoelástica e se adaptam ao corpo do motorista, elevando o padrão de conforto. O encosto de cabeça possui espuma com registro de memória. Essas características fazem com que os picos de pressão sejam reduzidos em até 30%, melhorando a proteção contra dores lombares. As dimensões dos bancos cresceram ligeiramente para atender a demanda de motoristas mais altos.

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