Marcopolo e BYD expandem parceria

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Depois de entregar ônibus elétricos para várias cidades, as duas empresas chegam com VLP (veículo leve sobre pneus) 100% elétrico em São José dos Campos, SP

Da redação

Foi anunciado, em São José dos Campos, São Paulo, o lançamento do primeiro veículo leve sobre pneus (VLP) 100% elétrico do país, desenvolvido em uma parceria da Marcopolo com a BYD e parte de uma estratégia da encarroçadora multinacional brasileira para diversificar sua atuação no transporte coletivo.

A parceria da Marcopolo com a BYD já entregou modelos de ônibus elétricos a bateria para diversas cidades, como São Paulo, Bauru (SP), Campinas (SP), Santos (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Maringá (PR) e Volta Redonda (RJ).

O lançamento do projeto do primeiro VLP – veículo leve sobre pneus 100% elétrico do Brasil, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos (SP), em parceria com a BYD e a Marcopolo, faz parte de uma estratégia consistente da encarroçadora, para promover o avanço do transporte coletivo elétrico no Brasil.

“Acreditamos que as cidades precisarão reorganizar os seus sistemas, desde o modelo tarifário de custeio até questões de qualidade como velocidade, pontualidade e a confiança dos usuários. Neste contexto, a mobilidade elétrica é uma alternativa pois, como sabemos, tem custo operacional inferior se comparado ao diesel. Trata-se de uma tendência mundial”, aponta Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo.

A companhia está de olho nas oportunidades do mercado, tanto com chassis de ônibus como com VLPs. “A Marcopolo já está, há alguns anos, envolvida em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o que reforça a nossa expertise também neste segmento”, enfatiza o executivo. A parceria da Marcopolo com a BYD já entregou modelos elétricos de porte leve e médio para diversas cidades.

O grande desafio está no capital necessário para a sua aplicação. Hoje, além dos tradicionais players do segmento, temos a chegada dos distribuidores elétricos, interessados em investir não apenas em infraestrutura, mas também no material rodante, pois os ônibus são carregados fora do horário de pico, quando há energia disponível e as linhas de transmissão estão ociosas.

Para o projeto do município paulista, os veículos começam a ser produzidos em março e serão entregues até outubro de 2021.

Parte técnica

O novo projeto foi batizado como Attivi Express, um novo modelo de carroceria urbana articulada e dedicada à chassis de propulsão elétrica para aplicação em corredores troncais e sistemas de mobilidade para médias e grandes cidades. O modelo está em fase final de desenvolvimento e vai ser fornecido, em parceria com a BYD, para a Linha Verde de São José dos Campos. Os testes de homologação devem ser iniciados até o final deste ano.

Com design moderno, possui iluminação externa com faróis em full LED, garantindo maior eficiência luminosa, conta com muita tecnologia embarcada e equipamentos inéditos no segmento. Um exemplo está na ausência de espelhos retrovisores, substituídos por um sistema composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão maior do que os espelhos e eliminam eventuais “pontos cegos” para os motoristas nas laterais do veículo.

Outros itens inéditos são o sistema de entretenimento para os passageiros, com dois monitores de 15,6” instalados no teto, rádio e autofalantes internos, portas pantográficas de duas folhas com maior vão livre e sistema antiesmagamento que, ao encontrar obstáculo, realizam automaticamente a sua reabertura.

O veículo é equipado com sistema de monitoramento com quatro câmeras internas, poltronas City estofadas com apoio de cabeça com tomadas USB, total acessibilidade, com rampas para cadeirante, facilitando e garantindo embarques e desembarques mais rápidos e eficientes.

O Marcopolo Attivi Express articulado conta com chassi D11B, com baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e autonomia de até 250 quilômetros, e tem capacidade para transportar 168 passageiros – 60 sentados e 108 em pé, além de espaço para cadeirante – 22.000mm (22 metros) de comprimento, largura total de 2.600mm e altura de 3.730mm. A composição conta com dois eixos traseiros, como o Super Articulado MB.

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