Nova Renault Master 2023 e vem a elétrica no segundo semestre

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A Renault anunciou duas importantes novidades para a linha Master. A primeira se refere ao lançamento da Master E-TECH  100% elétrica para o segundo semestre de 2022, sendo que novas informações serão divulgadas na ocasião de lançamento. A segunda novidade se refere ao lançamento da linha Master 2023, com motor Euro 6, que eu vos explicarei ao longo deste vídeo.

Toda geração Euro 6, de qualquer marca, já vem com pelo menos o nível 2 de automação na escala da SAE. Isso significa que vem com sistemas de segurança ativa, que eu vou descrever logo mais. Atualmente, aproximadamente 50% das vendas da Master passam por algum tipo de transformação, podendo ser adaptada como ambulância ou transporte VIP, por exemplo.

A Master 2023 chega ao mercado nas opções Furgão, Chassis, Vitré e Minibus, três opções diferentes de comprimento, mais duas opções de altura do teto do veículo. O modelo recebe um facelift básico, com novo design frontal e mudanças internas voltadas a conforto. A nova Master recebe a nova geração de motor 2.3 dCi turbo, que é 24% mais econômico em relação ao antecessor, segundo a marca. O vão livre da porta lateral do novo Master tem 1,27 m, permitindo o embarque de um pallet.

A dianteira do veículo vem com nova grade com design vertical e friso cromado emoldurando a peça; novos faróis, com luzes diurnas de rodagem em LED (DRL); e para-choque dianteiro reforçado. O restante do visual vocês já conhecem de outros carnavais…

Por dentro, o volante é novo e traz as teclas de acionamento do sistema de controle de cruzeiro, além de permitir ajuste de altura. A manopla de câmbio possui acabamento em preto brilhante. O quadro de instrumentos traz uma tela de 3,5” de TFT com funções do computador que inclui dados de consumo, velocidade média, autonomia e temperatura do motor. Uma central multimídia de 7” com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e com TV digital integrada é ofertada como opcional.

A Renault Master 2023 recebe a nova geração do motor 2.3 dCi turbo de quatro cilindros, que entrega 136 cv à 3.500 rpm (+6 cv em relação ao anterior) e 36,7kgfm à 1.500 rpm o que representa 16% a mais que o modelo anterior.

Entre os aprimoramentos que o motor recebeu, destaque para o sistema de injeção de alta pressão 2.000 bar (400 bar a mais que a geração anterior), que permite uma atomização superior da mistura, garantindo uma queima mais eficiente e com menos resíduos. O novo injetor de sete furos, centrado no cilindro permite um spray simétrico na câmara de combustão. O sistema de injeção foi desenvolvido em conjunto com a otimização da cabeça do pistão para obter uma melhor eficiência na combustão.

O novo cabeçote com novo design privilegia o enchimento dos cilindros, enquanto o circuito de água também foi modificado para assegurar a confiabilidade termo-mecânica do cabeçote. Somado à uma nova árvore de comando de válvulas modificada para reduzir as dimensões da parte superior do motor, bem como suportar o torque adicional necessário para movimentar a bomba de injeção de alta pressão (2.000 bar).

O sistema de resfriamento do EGR foi otimizado para aumentar sua capacidade de resfriamento. Um radiador com maior capacidade de resfriamento, by-pass pelo cabeçote e válvula EGR resfriada o que contribui com redução de NOx / CO2. O coletor de admissão foi redesenhado para aumentar a turbulência otimizando o enchimento dos cilindros.

A bomba de óleo variável permite a variação do fluxo de óleo conforme o regime do motor com consequente redução da potência requerida e consumo de combustível. Pinos e saias dos pistões com revestimento em DLC. Anéis de pistão com redução das forças axiais. Anéis de vedação com redução de atrito.

Tudo isso permite uma redução de até 24% no consumo de combustível em uso combinado, com média de 10,4 km/l no ciclo urbano. A nova motorização incorpora o Arla 32 para o tratamento de gases poluentes.

A motorização conta com turbo de geometria variável, que controla o fluxo de gases que passam pela turbina de forma que a quantidade de ar admitida seja otimizada mesmo em baixas rotações. Duplo comando de válvulas (DOHC), tuchos hidráulicos e balancins roletados – reduzindo os atritos internos – e acelerador eletrônico, que permitem uma dirigibilidade superior. Common Rail (duto comum), que envia o combustível em alta pressão por uma via única para os quatro bicos injetores, enquanto a eletrônica faz todo o controle de vazão de combustível (tempo e ponto de injeção).

A transmissão é manual de seis marchas, com acionamento por cabo e alavanca com ótima ergonomia no painel. Com escalonamento de marchas privilegiando o torque, traz sexta marcha do tipo “overdrive”, mais longa, para garantir conforto na estrada, melhor consumo e uma velocidade final satisfatória.

Em termos de segurança, a Master 2023 vem com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e tecnologias que permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência ou de perda de controle direcional, atuando individualmente nos freios de cada roda, bem como na aceleração.

A nova geração da Master, finalmente, vem com Assistente de Partida em Rampas (HSA). O Sistema Anti-Capotamento (RMI) detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento. O Assistente de Tração de Reboque (TSM) detecta uma instabilidade em um reboque e, com auxílio do ESP e do TCS, estabiliza o conjunto. O Assistente de Aderência Prolongada em Partida (EGD) ajuda na arrancada em pisos de baixa aderência, ou com diferença de tração entre as rodas. Os freios com ABS trazem a tecnologia de Auxílio à Frenagem de Urgência (AFU), que aumenta a pressão hidráulica do sistema de freios em situações de emergência e ainda aciona os pisca-alertas para evitar uma colisão traseira.

O Controle Adaptativo de Carga (LAC) detecta se o veículo está carregado e ajusta os parâmetros do ESP para aumentar a segurança em todos os cenários. O Sistema Estabilizador de Vento Lateral (CWS) identifica condições de forte vento lateral, como em uma travessia de ponte ou durante uma ultrapassagem de um veículo maior, por meio dos sensores de inclinação, ângulo de volante e outros parâmetros. Caso o sistema detecte uma situação de risco, atua em conjunto com o ESP para garantir uma condição segura de rodagem.

A opção Furgão, possui três opções de entre-eixos, entre 3.182 mm à 4.332 mm, bem como duas opções de altura de teto, além da capacidade de carga de até 1.522 kg e a possibilidade de transportar objetos de até 1,80 m de altura (na versão com teto H2) e até 3,7 metros de comprimento (na versão L3). Isso permite uma área de carga total de 8 m3 (L1H1) até 13 m3 (L3H2).

A versão Vitré vem com vidros laterais na parte traseira, permitindo a customização para diferentes tipos de operação, sendo comercializada com comprimento de 6.198 mm e 2.492 mm de altura.

Na versão Chassis, o consumidor pode aplicar diferentes implementos de até 18 m3 e capacidade de carga máxima de 1.740 kg.

O Minibus tem 16 lugares e porta-malas de 1.000 litros, além de sistema de ar-condicionado com dutos laterais e bancos reclináveis em até 29º, além de iluminação individual.

Agora, vamos falar dos altos preços iniciais de todas as versões da Master 2023 Euro6.

  • Chassi Cabine: R$ 187.600
  • Furgão (L1 H1): R$ 207.900
  • Gran Furgão (L2 H2): R$ 216.000
  • Extra Furgão (L3 H2): R$ 221.000
  • Vitré: R$ 225.600
  • Minibus Executive: R$ 281.300
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