Argentina sai na frente com lançamento do Arocs

Mercedes_Benz_Arocs

Mercedes-Benz Argentina lança os novos caminhões Actros e Arocs para o mercado local, se antecipando ao Brasil. Produtos, que chegarão importados da Alemanha, rodarão como Euro V. A idéia é abrir mercado para soluções mais avançadas

por Roberto Queiroz

Em um evento como o mais importante da marca na década, para a unidade de negócios caminhões, a Mercedes-Benz Argentina apresentou em seu país os novos Acros e Arocs. O novo Actros é mais avançado do que o produto disponibilizado no Brasil, destacando soluções como a sua nova geração de motores, caixas de velocidades Mercedes PowerShift 3, a nova geração de eixos que reduzem as perdas por atrito e inovações na cabine, redesenhada e otimizada para melhorar sua aerodinâmica. Aqui, o foco está no segmento premium entre os extrapesados. O produto ganha versões também para a faixa entre 45 e 75 toneladas de carga permitindo que o cliente trabalhe com grande rentabilidade.

A nova família Arocs foi desenvolvida com foco específico em aplicações off-road. As suas características específicas e a grande variedade de versões disponíveis incluem configurações especiais para pesos extremamente elevados, como é o caso de cargas especiais e / ou indivisíveis até 250 toneladas, abrangendo setores mineração, petróleo, construção e silvicultura.

Características técnicas

Mercedes-Benz ArocsA nova geração de motores Mercedes-Benz OM470, OM471 e OM473 tem 6 cilindros em linha e estará disponível em 3 cilindradas (10,7 l, 12,8 l e 15,6 l, respectivamente). Uma de suas principais características é seu alto torque em baixas rotações, como a 800 rpm. Como resultado, obtém-se uma faixa de torque muito maior, resultando em menos mudanças de marcha, menos interrupção de tração e na possibilidade de se usar relações de eixo traseiro mais longas. Essas características são o que permitem maior eficiência do motor e baixo consumo de combustível.

A nova geração de caixas automatizadas Mercedes Powershift 3 (MPS3), projetadas e produzidas pela companhia, comprova sua eficiência sob as mais severas condições, sendo padrão em todos os veículos Actros e, agora, também no Arocs. Como principais benefícios ela muda de marcha 20% mais rápido (comparado com o atual Actros com MPS2), apresenta menos consumo e menor desgaste da embreagem, e oferece novos programas de direção, destacando modos rodoviários de economia ou potência, e ainda off-road.

As cabines Actros e Arocs apresentam uma clara distinção em termos de estética. Ambas tem novo design interior de grande habitabilidade e reforçam a separação entre o local de trabalho e a área de descanso. No caso do Actros, as cabines dos seus quartos têm um interior bege que melhora o conforto do condutor e, por outro lado, o Arocs tem um interior de cabine com um acabamento cinza, o que facilita a limpeza em áreas empoeiradas. Os materiais utilizados são completamente novos e existe uma orientação para as necessidades do condutor graças ao design ergonômico do volante e do painel.

Os novos Actros e Arocs tem garantia para 2 anos ou 200.000 km para todo o veículo, e uma garantia especial para o trem de força, de 3 anos ou 450.000 kms em caso do Actros e 3 anos ou 250.000 kms para o Arocs.

Portfólio

Mercedes-Benz ArocsA nova linha Actros, focada no transporte de longa distância, possui os modelos 2042 e 2048 nas versões de tratores ou chassi rígido 4×2 para carregamento com até 45 toneladas. O Actros 2636 é um veículo 6×2 leve para transportar combustível e carga perigosa em geral. Para atender demandas acima de 45 toneladas há o Actros 2645, um novo modelo de trator 6×2 para semi-reboques de até 55,5 toneladas, ou 60 toneladas no modo Bitrem de 7 eixos. O segmento de rodoviários 6×4 é atendido pelo Actros 2651, projetado para arrastar um bitrem de 75 toneladas.

A nova família Arocs estréia na região, focada especificamente em aplicações off-road. Entre as versões disponíveis temos o 3342, um caminhão 6×4 para báscula de 17 m³. Temos 2 versões na configuração 8×4, um Arocs 4136, com PTO duplo, que permite montar uma ampla gama de implementos, como um misturador de concreto de 10 m³, uma carroceria basculante ou um guindaste. O Arocs 4845, também 8×4, admite uma capacidade máxima de carga de 48 toneladas e básculas de 23 m³.

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