A complexidade da maior rota de carga ferroviária do planeta

Imagem meramente ilustrativa.

Da redação

A logística de produtos importados da China pode ser muito complexa e envolver diferentes modais de transportes.

A primeira etapa dessa logística pode ser através da maior rota de carga ferroviária do planeta, que liga Yiwu, na China, à Madri, na Espanha.

A ferrovia, com 13.261 km de extensão, pode ser percorrida em 18 dias e cruza países como Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão. O trecho que passa por estes três países contabiliza 5.430 km de extensão e cinco dias e meio de viagem.

Se trata de uma logística bastante complexa, pois os trens podem acessar mais de 50 rotas diferentes, passando por diversos países.

Na região da UEE (União Econômica Eurasiática), a Companhia Unida de Transporte e Logística promove as operações de transportes através de uma parceria entre a Aliança Ferroviária Eurasiática com as empresas ferroviárias locais na Rússia, Cazaquistão e Bielorrússia.

Complexidade logística

Os desafios logísticos vão muito além das questões aduaneiras e de controle de tráfego.

Para se ter uma ideia da dificuldade, a falta de padrão da largura dos trilhos é um dos principais obstáculos ao longo do percurso.

Enquanto nos países da antiga União Soviética, a largura dos trilhos é de 1.520 mm, na China e nos países da União Europeia dimensão é mais estreita, de 1.435 mm.

Dessa forma, os contêineres são colocados sobre os vagões na China, de onde seguem para a região da UEE, onde são transferidos para outros vagões apropriados para trafegar sobre os trilhos da Rússia, Cazaquistão e Bielorrússia. Para ingressar em território europeu, os contêineres são novamente transferidos para outros vagões.

Para tornar o processo a logística ainda mais complexa, o trem deve realizar paradas para inspeções técnicas, trocas de locomotiva e brigadas nas seguintes fronteiras: China e Cazaquistão; Rússia e Polônia; Bielorrússia e Polônia (dependendo da rota). Essas paradas podem durar de quatro a 21 horas. Porém, não há interrupções no trecho que compreende os países da UEE.

O modal ferroviário é bastante utilizado por ser cinco vezes mais econômico em relação ao transporte aéreo e de duas a três vezes mais rápido do que via marítima.

O transporte marítimo é responsável pela maior parte dos fretes de importações da China.

Em 2017, foram transportados 23 milhões de TEUs (unidades equivalentes a 20 pés, usadas para medir a capacidade dos veículos de carga) pelo mar, entre China e Europa.

O trafego ferroviário de contêineres entre China e Europa foi de 279.000 TEUs.

Da Europa, grande parte dessas mercadorias são enviadas para destinos nas Américas, incluindo o Brasil.

Entre as mercadorias mais frequentes, destaque para veículos, autopeças, eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, roupas, alimentos e produtos farmacêuticos.

×
×

Carrinho