Boné Alerta vence o Leão de Cannes

Boné_da_Ford

Da redação 

Como não era a “beleza” que estava sendo avaliada pelos jurados do Festival Internacional de Criatividade em Cannes, na França, o boné desenvolvido pela Ford Caminhões e a GTB ganharam o Leão de Prata na categoria Brand Experience & Activation, concorrendo com outras 2.335 peças inscritas.

Apresentado na Fenatran 2017, o Boné Alerta é capaz de interpretar os movimentos de cabeça do motorista por meio de sensores e avisa quando ele está com sono para fazer uma parada de descanso. O alerta é feito por três tipos de sinais: vibratório, visual e sonoro (veja o vídeo).

A criação do acessório foi precedida de um estudo para identificar os movimentos do caminhoneiro que fazem parte da sua rotina normal de trabalho e os que indicam sono. Essa base de dados depois foi transferida para a unidade central de processamento do boné, que funciona conectada a um acelerômetro e um giroscópio para identificar cada tipo de situação. A Ford é a primeira fabricante a pensar em um ‘wearable’ (tecnologia de vestir) para utilização enquanto o motorista está ao volante e que pode contribuir na prevenção de acidentes.

×
×

Carrinho