Amazon investe em 100.000 vans elétricas

amazon van eletrica

Canal MTED no YouTube

A Amazon está investindo US$ 1 bilhão para formar uma frota de 100.000 vans elétricas. Mais incrível do que isso é, justamente, o valor dessa operação, já que cada veículo está saindo por apenas US$ 10.000. É neste tipo de caso que vemos o poderio financeiro de uma grande corporação que, diante de uma demanda gigantesca, consegue reduzir drasticamente os custos do investimento.

O investimento faz parte do Compromisso Climático da Amazon e o transporte é peça chave para a redução das emissões de poluentes nas operações globais desta megacorporação. A compra de 100.000 vans elétricas foi anunciada há um ano. Mas, somente agora, as primeiras vans estão sendo testadas em operações reais de Los Angeles, nos Estados Unidos. Outras 15 cidades estadunidenses verão as novas vans elétricas da Amazon circulando até o final do ano.

As novas vans elétricas estão sendo produzidas pela Rivian Automotive, que desenvolveu este projeto, justamente, para atender as necessidades da Amazon. A plataforma da Rivian é altamente personalizável, sendo praticamente a mesma utilizada nos projetos de SUVs e picapes da marca. Por ser elétrico, é possível construir um chassi plano, que é muito mais versátil e permite diferentes adaptações na plataforma para receber todo tipo de encarroçamento. No caso da Rivian, a plataforma destes veículos se parece bastante com um skate, sendo bastante flexível para atender diferentes demandas de transportes.

Portanto, a declaração do CEO e fundador da Rivian, RJ Scaringe, faz todo o sentido e vai muito além do marketing: “O propósito da Rivian é entregar produtos que o mundo ainda não tinha, para redefinir as expectativas por meio da aplicação de tecnologia e inovação”. Possível, é.

A Amazon e a Rivian começaram a testar os veículos quatro meses antes de fazer as entregas aos clientes, como parte do processo de teste e desenvolvimento. As empresas estão trabalhando para conduzir testes adicionais para avaliar o desempenho do veículo, durabilidade e segurança em diferentes condições climáticas e topográficas.

Vale reforçar que já se sabe que um veículo elétrico pode rodar em alguns tipos de condições extremas, como grandes altitudes, muito frio ou muito calor, com bastante tranquilidade. Veículos a combustão precisam de projetos ou adaptações especificas para enfrentarem adversidades severas de clima e grandes altitudes.

A frota teste da Amazon está sendo produzida na fábrica da Rivian em Plymouth, no estado do Michigan. A van elétrica pode rodar 150 milhas com uma única carga de bateria, o que corresponde a 240 km.

Para receber as novas vans elétricas, a Amazon também está investindo na infraestrutura de carregamento e os seus centros de distribuição serão equipados com carregadores tanto em suas operações na América do Norte, quanto na Europa.

Assim, a Amazon espera zerar 100% das emissões de carbono nas suas atividades de transporte até 2040, uma década antes dos compromissos firmados no Acordo de Paris.

Atualmente, a Amazon já opera com milhares de veículos elétricos de entrega em todo o planeta. Outras tecnologias consideradas sustentáveis também estão no radar da empresa. Em 2020, a Amazon entregou mais de 20 milhões de encomendas a clientes em veículos elétricos na América do Norte e na Europa. No Brasil, a sua operação já é forte e consolidada e experimenta um grande potencial de crescimento, ainda. Por isso, queremos ver um transporte sustentável por aqui também e que um planejamento sério também seja colocado em prática por aqui em breve.

×
×

Carrinho