Buscando a concretização do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anuncia projeto de suporte ao negócio de veículos comerciais, que representa um terço de suas receitas líquidas, além de proporcionar 5 bilhões de euros em receitas de serviços conectados
Aproveitando uma vasta linha de comerciais leves, composta por seis marcas, cinco vans, 10 picapes e uma oferta de micromobilidade, a Stellantis apresentará sua linha completa de vans conectadas renovadas no dia 23 de outubro, quando revelará o novo Ram ProMaster EV este ano. A ofensiva norte-americana seguirá com quatro picapes eletrificadas nos próximos dois anos, incluindo a nova Ram 1500 REV em 2024 e uma nova solução de hidrogênio.
Com uma inquestionável liderança em veículos comerciais na Europa com mais de 40% de market share de BEV´s (veículos elétricos a bateria), posição nº 1 na América do Sul, nº 2 no Oriente Médio e África e nº 3 na América do Norte, apoiada por 20.000 “pontos de contato” dedicados aos clientes e produção global em 12 países, a infra-estrutura da companhia está preparada.
O caminho de zero emissões também avança com ofertas de soluções próprias: uma propulsão BEV de segunda geração com maior autonomia, uma solução de célula de combustível de hidrogênio exclusiva e um ecossistema de conversão robusto. Isso, seguido pelo aprimoramento da ofensiva de software com 100% das novas vans e picapes conectadas até o final de 2023; novos pacotes de serviços conectados, como “manutenção preventiva” para garantir a continuidade dos negócios e “gestão de tarefas” e “orientação eco-drive” para melhorar a eficiência.
O Sellantis ProOne conta com o desenvolvimento de um ecossistema digital integrado para conversores e adaptadores, com tecnologia e-Power Take Off para reduzir o tempo de entrega e conectar clientes, revendedores, conversores e fabricantes.
A Stellantis apresentou em Amsterdam seu programa Pro One, como a ofensiva estratégica aprimorada do negócio de veículos comerciais da empresa para alcançar a liderança global, abrangendo as ofertas profissionais de suas seis marcas icônicas – Citroën, FIAT, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall.
Os clientes do Stellantis Pro One se beneficiarão deste amplo negócio que abrange vans, picapes e opções de micromobilidade líderes do segmento; propulsões eletrificadas de ponta e de última geração; um ecossistema para conversores/adaptadores conectado; tecnologias de veículos totalmente conectados e uma mentalidade de parceria comercial completa para maximizar a eficiência comercial dos clientes profissionais, minimizar custos e aumentar a rentabilidade.
Com o segmento de veículos comerciais representando atualmente um terço das receitas líquidas, com 1,6 milhão de unidades vendidas anualmente, a estratégia Pro One ajudará a Stellantis a atingir as metas do plano estratégico Dare Forward 2030: duplicação das receitas líquidas de veículos comerciais até 2030, em comparação a 2021; 40% do mix de vendas de veículos elétricos e geração de 5 bilhões de euros em receitas de serviços.
Como parte do lançamento de Stellantis Pro One, uma linha de vans totalmente renovada para cada marca será revelada em 23 de outubro, apresentando motores de zero emissão de segunda geração, uma solução de hidrogênio exclusiva, conectividade total e sistemas de assistência à direção autônoma de alto nível.
Em paralelo, a linha de produtos será revitalizada na América do Norte com as próximas vans e picapes eletrificadas, incluindo a Ram ProMaster EV e a 2025 Ram 1500 REV.
O Stellantis Pro One, entregue pelas marcas, é suportado por seis pilares:
- Maior oferta de produtos na Indústria, abrangendo vans, picapes e micromobilidade
- Liderança contínua em zero emissões com soluções complementares, como hidrogênio e retrofit. Para os BEVs de segunda geração, mais autonomia sem comprometimento das capacidades oferecidas pelas versões de combustão interna
- Experiência do cliente personalizada e fluida, com mais de 20.000 pontos de contato dedicados em todo o mundo, um completo ecossistema de carregamento oferecido pela Free2move para entregar soluções de carregamento dedicadas e personalizadas para os clientes em qualquer lugar e de diferentes formas, incluindo hardware, software, instalações e serviços; e ofertas de financiamento competitivas graças a Stellantis Serviços Financeiros
- Novo ecossistema digital para conversores/adaptadores para reduzir o prazo de entrega
- Serviços 100% conectados: todas as vans e picapes conectadas e ativadas até o fim de 2023, beneficiando-se de recursos de software
- Produção global em 15 fábricas de veículos comerciais na Europa, América do Norte, América do Sul, Oriente Médio e África, apoiando a ambição global
Hoje, a Stellantis lidera as vendas de veículos comerciais na Europa Expandida, com market share de 31%, e na América do Sul, com participação de 28%. É a nº 2 no Oriente Médio e África e a nº 3 na América do Norte. Com uma linha de vans totalmente eletrificadas desde 2021, a Stellantis é líder absoluta em BEVs comerciais na Europa Expandida com mais de 40% de fatia de mercado, além de ser pioneira em tecnologias com hidrogênio e combustíveis alternativos.
A estratégia Pro One também está testando um programa de retrofit com a Qinomic, aproveitando a expertise de Economia Circular da Stellantis, que tem como objetivo prolongar a vida útil das frotas existentes de vans a combustão interna por meio de uma conversão de eletrificação acessível e confiável.
A Stellantis tem mais de 20.000 pontos de vendas e de serviços em todo o mundo para apoiar parcerias totalmente imersivas e personalizadas com os clientes, por meio de sua rede de consultores de vendas e serviços operando em horários estendidos. Com a abordagem 360 graus do Pro One, os especialistas de produtos da marca e consultores de conteúdos podem ajudar os profissionais a selecionar os veículos, as configurações de equipamentos e os serviços que melhor atendem às tarefas. Dependendo das expectativas, capacidades e missões dos clientes, a Stellantis propõe a solução empresarial mais adequada.
Com a mentalidade centrada no cliente e em linha com as tendências do mercado, a Stellantis oferecerá uma nova versão de van original de fábrica dedicada a grandes entregas, com equipamentos e funcionalidades destinadas a melhorar a eficiência dos motoristas, incluindo uma porta corrediça traseira e um porta-bolso.
Aproveitando 400 parcerias globais existentes em 34 países, a Stellantis conecta conversores e adaptadores, que representam 50% das vendas de veículos comerciais a seus clientes, varejistas e fabricantes em uma jornada digital fluída do cliente para reduzir os prazos de produção e entrega. A abordagem integrada inclui fornecer aos conversores e adaptadores acesso compartilhado a um ecossistema totalmente digital. Para realizar essas conversões, os conversores e adaptadores também poderão aproveitar a inovadora tecnologia e-Power Take Off (ePTO), que usa a energia instalada no veículo em vez de demandar baterias adicionais.
Com uma meta de 5 bilhões de euros em receitas de serviços como um dos sete negócios de crescimento do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis terá 100% de suas novas vans e picapes conectadas até o final de 2023 e atualizações online (over-the-air) a partir de 2026. Estas capacidades e conectividade atualizadas permitem novos pacotes de serviços focados na continuidade e eficiência dos negócios, com o objetivo final de reduzir o tempo de inatividade da frota e o custo total de propriedade. Os pacotes oferecerão serviços como monitoramento de manutenção digital, treinamento ecológico, gerenciamento de tarefas e software de gerenciamento de carga para otimizar frota de veículos elétricos e alertas em tempo real para motoristas.
A renovação de toda a gama de vans da Stellantis, com base nas ofertas elétricas de segunda geração, juntamente com a eletrificação de quatro picapes, a partir de 2024, está no centro do projeto Pro One, que é baseado em uma abordagem de 360 graus e centrada no cliente.