ZF e os mais de 30.000 veículos autônomos no mundo

ZF direção autônoma

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A estratégia de “Mobilidade de Próxima Geração” da sistemista ZF aponta para um futuro bastante tecnológico no transporte, especialmente no que se refere a um sistema de direção autônoma confiável. Mas, esse desenvolvimento virá acompanhado do conhecimento da Oxbotica, líder em software de veículos autônomos, que se tornou parceira da ZF.

ZF e Oxbotica desenvolverão, conjuntamente, um sistema de nível 4 que será implantado, inicialmente, em shuttles de passageiros em diferentes países. A tecnologia poderá ser integrada a vários veículos, incluindo shuttles Mobility-as-a-Service (MaaS) para fornecer passageiros sob demanda e também veículos de transporte de mercadorias em ambientes urbanos.

Segundo a parceria, o mercado de transporte autônomo crescerá substancialmente nos próximos 10 anos, o que deve aumentar o acesso à mobilidade, bem como melhorar a segurança no trânsito, reduzir o congestionamento e aumentar a produtividade.

A ZF informa que investiu na aquisição de 5% de participação na Oxbotica e que, por isso, terá direito a um assento no conselho consultivo da empresa. As duas empresas começaram a trabalhar juntas em 2019, com a Oxbotica completando a integração de seu software de veículo autônomo com o ProAI da ZF, uma plataforma de classe automotiva com capacidade de IA, e o radar Full-Range da ZF.

Mas, os desenvolvimentos em condução autônoma têm ainda mais desdobramentos dentro da ZF, que fechou outra parceria estratégica, sendo desta vez com a DB Regio AG. Neste caso, o objetivo é o de levar a mobilidade autônoma para as ruas da Alemanha.

De acordo com estimativas da DB Regio, o mercado alemão absorverá mais de 30 mil veículos autônomos ou altamente automatizados até 2035 para fortalecer o transporte público local. Portanto, o acordo de cooperação assinado entre as marcas visa o desenvolvimento de serviços regulares de transportes altamente automatizados e de direção autônoma na Alemanha.

O foco está em regiões e municípios que já contam com os serviços da DB Regio e não operam transporte público próprio, bem como em grandes cidades e bairros, além de novas áreas de aplicação como aeroportos ou parques de diversões.

A expectativa é de que os sistemas altamente automatizados e autônomos se estabelecerão, primeiro, em transporte público e veículos comerciais.

Parte da expertise da ZF vem da subsidiária intitulada 2getthere, que desenvolve e produz os veículos da ZF, que já rodaram mais de 100 milhões de quilômetros de forma autônoma e transportaram mais de 14 milhões de pessoas com mais de 99% de disponibilidade do sistema.

No outono de 2017, a DB Regio Bus implementou a direção autônoma nos transportes públicos locais e nas vias públicas em Bad Birnbach, pela primeira vez, na Alemanha. Desde então, os veículos transportaram mais de 60 mil passageiros aos seus destinos em serviço regular, com horários fixos.

A parte da ZF inclui o fornecimento de sistemas para soluções de transporte autônomo e altamente automatizadas, bem como sua rede de serviços abrangente para a cooperação. Por sua vez, a DB Regio Bus fica responsável pelo planejamento do projeto, roteamento, comissionamento e manutenção dos veículos autônomos, bem como os serviços para eles. A DB Regio assume a operação completa da solução de mobilidade.

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