ZF aposenta a barra de direção no Steer-By-Wire e muito + no IAA 2022

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A nova Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF já apresenta os seus primeiros frutos. Agora, vamos conhecer o que a maior sistemista do mundo, que se quisesse poderia até ser uma montadora, porque simplesmente consegue fazer tudo, vai apresentar durante o IAA Transportes em setembro deste ano, em Hannover, na Alemanha. Tudo o que vocês verão, a partir de agora, faz parte da estratégia “Próxima Geração da Mobilidade”.

Uma das soluções mais legais que a ZF apresenta para um futuro muito próximo é o sistema elétrico Steer-by-Wire completa o portfólio By-Wire. Em outras palavras, imagina um volante sem barra de direção, por exemplo? É exatamente isso o que a ZF está propondo: um volante que funciona por sensores, liberando mais espaço na cabine e reduzindo o peso do veículo. Inicialmente, se trata de uma tecnologia para automóveis a partir de 2023, mas que, seguramente, chegará para a linha pesada em breve. O Steer-by-Wire atua junto com o eixo dianteiro.

A tecnologia Steer-by-wire transmite os comandos do motorista para o sistema de direção via sinais elétricos, removendo o elo mecânico entre o volante e o eixo dianteiro. Essa tecnologia deve exercer um papel cada vez mais central em todos os aspectos de controle de movimento do veículo – longitudinalmente, transversalmente e verticalmente.

A ZF também promoveu a estreia mundial do CeTrax 2, um sistema integrado e modular de transmissão elétrica para veículos comerciais pesados. O novo sistema combina uma relação potência-peso favorável e um sistema altamente integrado, além de design compacto. Isso permite uma potência alta e sustentada de 360 ​​kW e eficiência aprimorada através de trocas de marchas powershift. Também apresenta tecnologias de ponta, incluindo um design de gancho para o estator, sistema de refrigeração inovador e um inversor à base de carbeto de silício, adaptado da experiência em carros de passeio da ZF. A Produção em série com uma montadora começará no próximo ano. A apresentação nos faz deduzir se tratar da Iveco.

A ZF também destacou a integração de sistemas inteligentes do cavalo com a carreta, sendo este o futuro do transporte. Aliás, isso faz todo o sentido. Afinal, se pensarmos no desenvolvimento da condução autônoma em seu grau máximo de tecnologia, os caminhões tendem a ser uma grande carreta ambulante. Os cavalos mecânicos serão os próprios implementos rodoviários. Afinal, pra que ter uma cabine se não haverá ninguém dentro dela?

Atualmente, a ZF foca no desenvolvimento do ADOPT 2.0 (sua plataforma aberta de direção autônoma/Autonomous Driving Open Platform Technology). A tecnologia se concentra na automação de veículos para aplicações de até 20 km/h em ambientes restritos. Se trata de uma importante evolução dos equipamentos de transporte não tripulados que já existem em operação em fabricas e armazéns modernos. Além disso, a ZF também apresentará o ADOPT 3.0, que permite aplicações em rodovias em velocidades de até 80 km/h, mesmo em situações adversas, entre armazéns.

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