Meritor automatiza bloqueio do diferencial

Meritor_Auto_DCDL

Tecnologia inédita para caminhões e ônibus, o novo diferencial autoblocante possibilita o travamento automático das rodas e será oferecido como opcional aos OEMs a partir de 2021

Da redação 

A Meritor está apresentando importante inovação em seu portfolio ao elevar o nível de conectividade aplicada ao eixo traseiro por meio do novo Meritor Auto-DCDL, diferencial autoblocante que será oferecido como opcional aos OEMs a partir de 2021.

Direcionado ao segmento de pesados, o produto traz uma nova tecnologia exclusiva e patenteada que possibilita o bloqueio automático do diferencial e poderá ser instalado em qualquer eixo da marca que atualmente conta com o sistema mecânico.

Desenvolvido no Brasil e em fase de testes até outubro deste ano, o novo Meritor Auto-DCDL é uma unidade de controle eletrônica acoplada no próprio diferencial, sem a necessidade de adaptação ao sistema de controle do veículo. A exportação da tecnologia Auto-DCDL também consta nos planos da companhia.

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Fábio Brandão, gerente Sênior de Engenharia da Meritor Brasil.

De acordo com Fábio Brandão, gerente Sênior de Engenharia da Meritor Brasil, “ao eliminarmos a integração do Auto-DCDL com o sistema de controle dos veículos, levamos soluções plug & play às montadoras, facilitando também o processo de fabricação. Além disso, oferecermos a possibilidade de modernização dos equipamentos em operação, já que a nova tecnologia pode ser adaptada em versões anteriores que contam com o sistema de travamento do diferencial mecânico da Meritor”.

Atualmente o sistema de travamento das rodas disponível em caminhões e ônibus é realizado de forma mecânica. O acionamento depende do motorista que pode, por meio de um botão no painel, ligar o sistema, com o risco de danificar o eixo caso o mantenha acionado sem necessidade.

Com o Auto-DCDL, a Meritor vai automatizar a decisão de bloquear e desbloquear o diferencial, o que é ainda mais importante em casos de retrofit. “O uso do sistema eletrônico é capaz de realizar essa operação automaticamente, ou seja, a inteligência do próprio sistema vai definir o momento de travar ou não as rodas, de acordo com a situação de condução e condições do terreno, sem a interferência do motorista”, diz Brandão.

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