Plus e Cummins se unem por caminhão autônomo a gás

Plus_Cummins

Canal MTED no YouTube

A Cummins e a Plus, empresa do Vale do Silício, importante polo tecnológico dos EUA,  desenvolverão, conjuntamente, os primeiros caminhões autônomos supervisionados com motorista alimentado por gás natural da indústria. Os veículos serão equipados com os motores a gás natural comprimido Near Zero, da Cummins.  Sua tecnologia garante uma redução de 90% nas emissões de NOx em relação as exigências da Agência de Proteção Ambiental (EPA), dos Estados Unidos.

Falar do propulsor é bastante importante, pois ele estará integrado ao sistema de direção autônomo Plus, chamado PlusDrive. Segundo as empresas, toda essa eficiência adicional ao motor Near Zero acontece através dos algoritmos de otimização de combustível habilitados e aos recursos do trem de força Cummins.

A parceria deverá render os seus primeiros frutos já no próximo ano, quando Plus e Cummins terão os primeiros caminhões autônomos supervisionados a gás natural em 2022. A expectativa é de que as frotas mais comprometidas com metas de redução de emissões e sustentabilidade corporativa possam acelerar o cumprimento desses objetivos dessa forma.

A tecnologia de automação é de nível 4, sendo a mais avançada do mundo, atualmente. Considerando que são cindo estágios de condução autônoma, podemos prever veículos sendo conduzidos 100% de forma remota num horizonte mais curto do que imaginávamos.

A Plus iniciará a produção em massa de seu sistema PlusDrive já no segundo semestre de 2021. A tecnologia será aplicada em testes de caminhões nos EUA, Europa, China e outras partes da Ásia. Sabemos que as estadunidenses Kenworth e International, a chinesa FAW e a italiana Iveco estão entre as montadoras parceiras neste desenvolvimento.

Sem revelar o nome do cliente, foi confirmado que a tecnologia PlusDrive já está sendo testada por grandes frotistas internacionais, tendo experimentado vantagens em segurança aprimorada, custos de combustível reduzidos, mais conforto para o motorista e emissões de carbono reduzidas.

Para J. Michael Taylor, gerente geral de Integração Global de Powertrain da Cummins Inc., “Integrar os motores movidos a gás natural de última geração da Cummins aos caminhões autônomos supervisionados líderes do setor permite um novo tipo de solução de transporte e oferece aos clientes opções ainda maiores para cumprir suas metas de emissões”.

×
×

Carrinho