Cummins aposta suas fichas no hidrogênio

cummins_h2

Canal MTED no YouTube

A assinatura de um memorando de entendimento (MOU) entre a Air Products, especializada no fornecimento e transporte de hidrogênio, e a Cummins Inc., focada em tecnologias de energia e hidrogênio, abre as portas para um trabalho em conjunto, e acelerar a integração de caminhões com células de combustível de hidrogênio em âmbito mundial.

A Cummins fornecerá motores elétricos de célula de combustível de hidrogênio, integrados em caminhões pesados de parceiros OEM selecionados para a Air Products, que inicia o processo de conversão de sua frota global de veículos de distribuição, de aproximadamente 2 mil caminhões, para operar com célula de combustível de hidrogênio, em um trabalho de retrofit.

A Cummins e a Air Products esperam que a fase de demonstração comece em 2022. Além disso, as parceiras trabalharão juntas para aumentar a acessibilidade ao hidrogênio renovável, incluindo oportunidades de infraestrutura de hidrogênio que promovam a sua adoção para mobilidade.

“Acreditamos que o hidrogênio é o futuro para o segmento de serviço pesado do mercado de transporte e podemos demonstrar ao mundo seus méritos, sendo os pioneiros na transição de nossa frota de caminhões. Sustentabilidade é nossa estratégia de crescimento e nada diz mais sobre a abordagem de nossa empresa do que uma frota de veículos com emissão zero na estrada”, diz Seifi Ghasemi, presidente e diretor executivo da Air Products.

O otimismo é complementado por Tom Linebarger, presidente e CEO da Cummins. “À medida que desenvolvemos as tecnologias do amanhã, precisamos de parcerias para termos sucesso; esta colaboração com a Air Products é o próximo passo na liderança da indústria, no caminho para um futuro de zero emissões”, diz.

Para Eric Guter, vice-presidente da Air Products para hidrogênio e soluções de mobilidade, “a melhor forma de promover a adoção do hidrogênio é ter unidades na estrada. Além de outras aplicações pesadas como frotas de caminhões, o mercado de caminhões é uma grande oportunidade para o hidrogênio devido aos seus requisitos rigorosos. Apenas veículos com célula de combustível de hidrogênio podem fornecer o alcance necessário, tempo de reabastecimento e requisitos de peso para descarbonizar este importante setor de transporte”.

O hidrogênio é uma importante opção de tecnologia para o transporte sustentável, principalmente para veículos pesados. As células a combustível de hidrogênio estão ganhando força como a tecnologia preferida em aplicações pesadas devido aos ciclos de trabalho, especialmente em condições climáticas extremas. O hidrogênio como combustível de transporte é o que mais se assemelha à experiência tradicional.

Como a maior produtora mundial de hidrogênio, a Air Products tem experiência em toda a cadeia de valor do hidrogênio e está impulsionando o crescimento sustentável ao construir, possuir e operar mais de 250 projetos de produção, gaseificação, captura de carbono, transporte e abastecimento de combustível no mundo.

A Cummins tem um amplo portfólio de tecnologias de hidrogênio, incluindo eletrolisador PEM e soluções de célula de combustível. Até o momento, a empresa implantou mais de 2.000 células de combustível e 600 eletrolisadores em todo o mundo.

As inovações de hidrogênio da Cummins foram pioneiras, incluindo alimentar os primeiros trens de passageiros com célula de combustível de hidrogênio, o primeiro posto de reabastecimento de hidrogênio adequado para navios, carros e caminhões em Antuérpia, Bélgica e o maior eletrolisador PEM do mundo em Bécancour, no Canadá.

×
×

Carrinho