Bridgestone investe em pneus autônomos nos Estados Unidos

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A Bridgestone comprou uma parte e se tornou acionista minoritária na Kodiak Robotics, uma empresa de transporte autônomo dos Estados Unidos. Mas, por que uma fabricante de pneus pode se interessar em ter participação numa empresa de transporte autônomo?

A parceria permitirá que a Bridgestone integre suas tecnologias de pneus com sensor inteligente e soluções de frota aos caminhões autônomos de nível 4 da Kodiak. As empresas também irão desenvolver futuras tecnologias de pneus autônomos e inteligentes para aprimorar ainda mais a inteligência do veículo e avançar em direção a um futuro de mobilidade mais seguro, eficiente e sustentável.

Pneus autônomos? Este é um conceito um pouco complicado, pois se trata de um pneus esférico capaz de se movimentar em todas as direções. Sim, o pneu autônomo é como uma bola. Mas, estamos acostumados com os pneus tradicionais que giram através dos eixos. Os pneus esféricos permitem ao veículo girar sobre o próprio eixo, simplesmente mudando a direção da viagem, por exemplo. Facilitaria bastante as manobras em estacionamentos, por exemplo, já que o veículo poderia se encaixar em qualquer direção em linha reta. Mas, será que, futuramente, os pneus poderão se automovimentar? Talvez para dividir proporcionalmente a capacidade de tração de um caminhão numa subida, por exemplo? O que se sabe, é que outros projetos conceituais já apresentados publicamente dizem que os pneus esféricos poderão ser produzidos em larga escala por impressoras 3D com as características geográficas de cada região do mundo em que ele for aplicado. E o mais legal, é que o pneu autônomo não precisará de eixos para se movimentar, afinal, os eixos limitam as possibilidades de deslocamento. Então, você pode estar se perguntando como que os pneus ficam presos para poder movimentar o veículo? Não, eles não ficam presos. Se usa uma tecnologia de levitação magnética. Dessa forma, os pneus teriam contato somente com o solo e o sistema de levitação magnética garante que o caminhão ou qualquer outro tipo de veículo possa se movimentar de forma eficiente e segura sobre os pneus, que não irá se descolar nem com uma manobra brusca.

Segundo Paolo Ferrari, Diretor de Soluções Globais da Bridgestone Corporation e Presidente e CEO da Bridgestone Americas, “Os veículos automatizados oferecem uma série de benefícios aos clientes da frota comercial e à sociedade, incluindo estradas mais seguras, com menos incidentes inesperados, além de mais de 20% de economia em combustível e eficiência. Os avanços em tecnologias centradas em pneus são essenciais para possibilitar uma maior inovação em mobilidade, ao mesmo tempo que proporcionam significativos benefícios sustentáveis. Este investimento permitirá que a Bridgestone e a Kodiak trabalhem juntas para desenvolverem soluções de mobilidade avançadas com velocidade e precisão que revolucionará o transporte comercial de caminhões”.

A Kodiak movimenta cargas de maneira autônoma para seus clientes, usando sua frota de caminhões autônomos de longo curso nível 4 no estado do Texas com um motorista de segurança a bordo. Com planos para implantar caminhões sem motorista nos próximos anos, a inteligência total do veículo é a chave principal para uma autonomia segura, eficiente e sustentável para a Kodiak e seus clientes. O conjunto de tecnologias baseadas em nuvem da Bridgestone aproveita os dados dos veículos conectados para ajudar a prever a saúde e a manutenção dos pneus, bem como otimizar a sua vida útil.

As tecnologias de plataforma de veículos da Bridgestone fornecem a inteligência dos pneus para segurança de veículos e sistemas autônomos, ajustando seu desempenho e gerando resultados mais seguros. Juntas, a Kodiak e a Bridgestone serão capazes de conectar as tecnologias de pneus com detecção inteligente e baseadas em veículos para melhorar a segurança do automóvel, a eficiência da frota e a próxima geração de soluções de caminhões autônomos.

Há um tempo atrás, fiz uma entrevista super legal com o professor Richard Stephan sobre o projeto de mobilidade urbana MagLev Cobra, que também utiliza a tecnologia de levitação magnética em trens e ele explica bem tecnicamente como funciona essa tecnologia.

 

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