Olinda compra Mercedes e Volkswagen. Marcopolo encarroça

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Operadoras Cidade Alta e Rodotur Turismo compram, juntas, 89 unidades

por Roberto Queiroz

A cidade pernambucana de Olinda, na região metropolitana do Recife, está dando um salto de qualidade em sua operação de transporte urbano de passageiros, com a aquisição de novos ônibus. As empresas Cidade Alta Transportes e Rodotur Turismo Ltda., que pertencem ao Consórcio Conorte, formado durante a primeira etapa da licitação do sistema Grande Recife em 2013, adquiriram 89 novos ônibus. O lote é composto por veículos Mercedes-Benz e Volkswagen, todos equipados com carrocerias Marcopolo Torino.

Os veículos serão utilizados no transporte urbano metropolitano do Recife e fazem parte da renovação de frota das duas operadoras. Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo, comenta que a Cidade Alta e a Rodotur Turismo são clientes tradicionais da marca. “Desde 2012, a frota da Rodotur é 100% Marcopolo”, enfatiza o executivo. Desse pacote, além dos Volkswagen, a empresa ficou com todos os Mercedes, caso de 21 ônibus OF-1721 e 3 unidades do OF-1519. A Cidade Alta ficou apenas com veículos Volkswagen.

Olinda, que é região metropolitana do Recife, tem uma topografia muito característica e a região informada como “morro” não possui acesso de ônibus por ser área tombada. Assim, a rota para as duas operadoras é municipal e metropolitana. Não houve centralização da compra. Cada cliente compra em separado chassi e carroceria.

Em todos os 89 ônibus a versão de carroceria Torino oferece poltronas City estofadas. Além disso, a nova frota possui um elevador Dhollandia na porta central, como equipamento de acessibilidade, e recursos como dois itinerários eletrônicos frontais e sistema biométrico de reconhecimento facial. Os carros de 15 toneladas têm 11,2 metros de comprimento e capacidade para 32 passageiros sentados. No caso dos carros de 17 toneladas, em configuração convencional, têm 12,5 metros de comprimento, três portas do lado direito e capacidade para 34 passageiros sentados.

Perfil das frotas

A Rodotur tem uma frota com 91 carros, sendo 80 urbanos (dos urbanos, 60 são Torino com chassi MBB OF-1721 e 14 Viale BRT, em chassi articulado Volvo B340M) e 11 intermunicipais (sendo 8 deles com carroceria Ideale 770, em chassi MBB OF-1721L, com suspensão pneumática). A idade média dessa frota é de 3,5 anos. Para essa última compra, a programação de entrega dos 24 carros, os primeiros 14 já foram entregues, caso de 11 chassis OF-1721 e 3 unidades do chassi OF-1519. Os 10 restantes estão previstos para ser entregues entre a última semana de fevereiro e a primeira semana de março.

Com a Rodotur, a operação dos primeiros 14 carros foi feita através de CDC pelo Banco Mercedes-Benz e os últimos 10 carros tiveram financiamento via Banco do Nordeste (FNE). E na Cidade Alta a operação dos primeiros 50 carros foi feita através de Finame, pelo Banco Volkswagen. Depois, 7 carros vieram pelo  Daycoval e os últimos 8 carros deverão ser financiados pelo Bradesco, também na modalidade Finame.

A frota da Cidade Alta tem o dobro do tamanho da Rodotur. A operadora conta com 204 carros urbanos, sendo 34 Viale BRTs, em chassi articulado Volvo B340M e 106 Torino, sendo 41 em chassi MBB OF-1721 e 65 em chassi VW 17.230OD. As últimas compras, de 2017 a 2018, foram fechadas com a Marcopolo e, com elas, a idade média da frota vai chegar em 3,5 anos.

“Entregamos 50 unidades VW 17.230OD. Há 7 carros na linha em chassi 15.190OD e vamos receber mais 8 chassis (2 do modelo 15.190OD e 6 do 17.230OD) até o final de fevereiro, com previsão de entrega da carroceria para a segunda quinzena de abril”, informa Rodrigo Pikussa.

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