Marcopolo apresenta novo sistema de ar-condicionado BFA

Paradiso_New_G7_1800_DD

Canal MTED no YouTube

A encarroçadora de ônibus Marcopolo segue inovando e apresentou duas importantes novidades nesta semana. Uma delas se refere ao primeiro Paradiso New G7 1800 Double Decker equipado com BFA (Breathing Fresh Air), novo sistema de renovação de ar cuja taxa de renovação é superior a 20 vezes por hora e que permite também a climatização do ar.

A tecnologia passa a ser oferecida somente para os modelos de dois andares e o primeiro ônibus equipado com essa inovação da plataforma Biosafe já foi entregue ao primeiro cliente: a Viação Garcia.

Segundo o coordenador de Engenharia do Produto da Marcopolo, Jean Carlo Giacomel Casado, o BFA foi desenvolvido para garantir que o ar que vem do ambiente externo seja filtrado e climatizado antes de entrar em contato com os passageiros, trazendo assim maior conforto e segurança para as viagens. Os modelos Paradiso New G7 1800 DD apresentam taxa de renovação de ar de até 331 l/s (litros por segundo), valor superior aos estabelecidos pela ABNT para ambientes onde há a circulação de pessoas (exemplo, shoppings, mercados, aeroportos).

A segunda inovação, por sua vez, já havia sido anunciada anteriormente, mas que agora segue para homologação. Trata-se do modelo Attivi Express, o primeiro ônibus articulado 100% elétrico do Brasil com chassi e motorização BYD. O veículo fará parte do projeto Linha Verde de São José dos Campos, em São Paulo.

Com autonomia de 250km, o articulado é equipado com baterias de fosfato de ferro, que possuem tempo de recarga média de 3 horas considerando o ciclo completo de 0% a 100%. São quatro motores ligados diretamente aos eixos, com potência máxima de 804CV; suspensão pneumática integral com ajoelhamento bilateral; sistema antichamas; sistema UV-C de desinfecção do ar-condicionado; acabamentos com aditivos antimicrobianos nas superfícies de toque; estofamentos com aditivos antimicrobianos; faróis em full led; comprimento de 22m, largura 2,6m e altura de 3,7m; com capacidade para transportar 60 passageiros sentados + 108 passageiros em pé, além de espaço para cadeirantes; poltronas estofadas, com encosto de cabeça e entrada USB; portas pantográficas com sistema antiesmagamento; 6 câmeras de alta definição, sendo duas delas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externos e internos; 2 monitores de 15,6” instalados no teto, com rádio e alto-falantes para entretenimento e geolocalização, e disponibilização de Wi-fi a bordo; ar-condicionado com renovação completa de ar a cada 3min (conceito aeronáutico).

×
×

Carrinho