8 diferenciais do Marcopolo G8

Marcopolo_G8

Canal MTED no YouTube

A geração 8 de carrocerias Marcopolo apresenta diferenciais importantes sobre o G7 e os demais produtos do mercado e, por isso, eu vou te apresentar oito evoluções nos ônibus da marca.

Novos atributos!

A Marcopolo otimizou os processos produtivos da unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, onde são fabricadas as novas carrocerias. Foram mais de 60 novas patentes que melhoram o Conforto, a Confiabilidade e o Custo Operacional.

Por exemplo, a tubulação externa do ar-condicionado facilita a manutenção e aumenta a disponibilidade do ônibus para a operação e a montagem do assento de poltrona, que permite a regulagem da profundidade de assento.

Linhas mais modernas!

A grade dianteira e o para-choques foram redesenhados e ficaram maiores. A utilização de matérias-primas na fabricação dos componentes de acabamento externo reduz o risco de quebra em pequenas colisões em até 50%.

Na traseira do novo G8, a marca foi reposicionada para ficar em evidência e os ônibus ganharam, também, um novo desenho do vigia e portinhola mais leve e com estrutura totalmente plana, além do trinco embutido no revestimento. O veículo possui nova entrada de ar da tampa traseira, mais eficiente e que melhora a refrigeração.

Agora, os vidros laterais são curvos, o que reduz a vibração, e simplifica a manutenção com o novo sistema de encaixe.

Biossegurança

A marca Marcopolo Biosafe equipa a Geração 8 para deixar os ônibus mais seguros contra contaminações de vírus e bactérias. Por isso, soluções de desinfecção do sanitário e ar-condicionado por meio de luz UV-C, cortinas e capas antimicrobianas, layout 1x1x1 e dispensers de álcool em gel seguem disponíveis.

Conjunto ótico

A Marcopolo garante que o seu novo conjunto ótico é o melhor do mercado brasileiro, tornando a condução noturna ainda mais segura, pois amplia a área de visão do motorista no breu.

Os faróis, que podem ser totalmente em led ou híbrido e são, até, 3,5 vezes mais eficientes em relação aos demais modelos em mercado. O conjunto conta com um sistema de articulação do farol para facilitar a troca de lâmpadas.

Os modelos têm lentes em policarbonato altamente resistentes e suportam impactos de objetos de até 100 gramas em uma velocidade de 80 km/h. A concepção de parábola em cinco partes gera ofuscamento até 80% menor nos veículos em sentido contrário. Como opcional, é oferecido também um novo farol de neblina em LED com luz de manobra integrada.

As lanternas traseiras também são em LED com lentes em policarbonato e contam com novo desenho para facilitar a visualização em diversos ângulos e proporcionar mais segurança. Os novos break-light em LED oferecem área iluminada 176% maior e a luz de neblina, também em LED, possui retrorrefletor integrado. As mudanças trazem maior eficiência luminosa e garantem um aumento da segurança, pois permitem que sejam vistos a uma distância maior.

Funcionalidade

Destaque para o projeto elétrico elaborado e testado em simulador 3D para otimizar a instalação através de arquitetura descentralizada, que pode ser monitorada remotamente.

Os ônibus da Geração 8 terão quatro módulos eletrônicos instalados em locais estratégicos e de fácil acesso, sendo dois para a carroceria (um no teto do salão de passageiros e outra no bagageiro), outro para o chassi (no bagageiro inferior) e um quarto no painel do motorista.

A G8 recebe um novo sistema de roteamento da tubulação do ar-condicionado, posicionado na parte externa junto ao teto, com sistema escamoteável de fácil manutenção e troca rápida, possível com o desaperto de parafusos e sem a necessidade de remover o porta-pacotes.

O novo sistema da grade dianteira permite amplo acesso à área interna da dianteira para facilitar a manutenção do defroster. O novo design do aro de rodas com sistema basculante também facilita manutenção e proporciona melhor refrigeração, reduzindo o desgaste dos pneus.

A manutenção das poltronas tem um sistema de retirada rápida dos bancos e troca dos pistões e dispensa o trabalho de desmontagem de todo o conjunto.

Segurança

A G8 atende à norma internacional R66.02 para tombamento. A projeto da carroceria recebe o conceito de anéis passantes de segurança em todas as colunas da estrutura. A largura da seção das colunas laterais cresceu em 25% e o peitoril lateral dos veículos aumentou em 70mm, garantindo maior proteção em caso de acidentes e tombamento.

O novo conceito de proteção da cabine do motorista, com estrutura de coluna “B” tripla proporciona deformação 78% inferior ao exigido pelas normas brasileiras. Pontos cegos foram eliminados e a altura do painel abaixou em 70 mm para facilitar a visualização da via. A coluna “A” também foi reposicionada 50mm para trás para melhorar a visibilidade dos espelhos. A parte inferior da porta de acesso é envidraçada para auxiliar na visualização de objetos na pista, pedestres e plataformas de embarque. Os espelhos retrovisores cresceram 6% na largura reflexiva da lente. O sistema ERV, oferecido como opcional, equipa a G8 com câmeras no lugar dos espelhos, eliminando completamente os pontos cegos, além de melhorar a aerodinâmica dos ônibus.

Salão de passageiros

Novo sistema de iluminação em LED com diferentes configurações e luz indireta que mudam de cor e intensidade de acordo com o horário. Monitores de alta definição e novo sistema de som coletivo com alto falantes de alta qualidade também passam a equipar os novos modelos.

Os comandos de áudio e vídeo estão posicionados nas laterais e oferecem som digital de quatro canais. O porta-pacotes ficou 23% maior. O entre-foco conta com luz de acionamento automático.

As poltronas possuem novo desenho de corte dos tecidos e novas combinações de cores e padronagens, bem como possuem nova distribuição das composições das espumas do assento e do encosto. O novo sistema de reclinação recebe amortecedores e acionamento mais fácil e suave.

Os comandos de áudio e vídeo estão posicionados nas laterais e oferecem som digital de quatro canais, além de controle da iluminação de leitura. A área de assentos conta com sistema de retirada rápida dos bancos. Possui nova geladeira e novo sanitário mais funcionais e sistemas de biossegurança.

Atributos para quem dirige

A ergonomia para o motorista melhorou bastante. Possui novo padrão de revestimento interno, novo design de alto-falantes posicionados na parte superior, iluminação indireta em fibra ótica, poltrona em formato de concha com revestimento em Neoprene na região do pescoço para se moldar ao biotipo de cada condutor.

O painel de instrumentos ficou mais amigável. As centrais de controle possuem diferentes versões e interfaces gráficas. Possuem telas de alta definição sensíveis ao toque nos tamanhos de 5 e 10 polegadas.

O novo defroster é mais potente e com capacidade 23% maior de refrigeração, que desembaça o para-brisa em menos de quatro minutos.

×
×

Carrinho