ZaiTruck: o incrível caminhão espacial

zaitruck_caminhão_espacial

Canal MTED no YouTube

O que você acha daqueles filmes e series futuristas de ficção cientifica? Minority Report, Blade Runner… Eu acho muito da hora! E o Zai Truck parece ter saído de um desses filmes.

Antes de falar do caminhão futurista, você precisa saber que a Zailab é uma empresa que oferece uma plataforma de conectividade em nuvem para equipes de vendas e de atendimento ao cliente. Ou seja, não tem vocação nenhuma com o mundo dos transportes e, mesmo assim, conseguiu criar algo surpreendentemente tão inovador: o ZaiTruck.

O empresário Nour Addine Ayyoub criou o projeto “Vozes da Humanidade” através de sua fundação, a The Ayyoub Foundation, em que se propôs a levar ajuda humanitária para povos africanos e de outras partes do planeta. Claro que ele poderia ter tocado esse projeto de forma bem-sucedida com qualquer bom caminhão já disponível no mercado. Mas, Ayyoub pensou: “E por que diabos não com um caminhão espacial?”

O que poderia ser um mero delírio ou uma brincadeira, se tornou um excêntrico projeto de um caminhão espacial, digno de uma obra do John Scalzi, H.G. Wells, Isaac Asimov, entre outras mentes que se dedicam ou se dedicaram e pensar sobre um futuro inevitável em muitos aspectos, como os de produtos altamente tecnológicos e com um design bastante peculiar.

Tratava-se de uma oportunidade única de atrair os olhos da comunidade internacional para a causa humanitária, mas também para a Zailab. Marketing para uma causa social que acaba impactando positivamente para a imagem da empresa. Há quem diga que benemerência se faz em silêncio ou ela não passa de marketing ainda que faça o bem. Mas, essa é outra discussão.

A Zailab sabia disso. Mas, também, se mostrava incomodada com o Marketing tradicional, ao qual chegou a classificar em comunicado oficial como um morto-vivo para “enganar as pessoas”. Para ilustrar, a empresa questionou: “em que tipo de publicidade tradicional você presta atenção mais de uma vez?”

De fato…

Segundo a Zailab, seria muito mais interessante gastar a verba publicitaria que se gasta na televisão com aviõezinhos de papel, bem estilo Silvio Santos, e jogar pelas janelas da empresa.

Então, eis que a Zailab comprou um caminhão militar, extremamente robusto para aguentar um uso absolutamente severo na Antártica, o deserto do Saara, a selva Amazônica, entre outros lugares. Então, o ZaiTruck nasce justamente da oportunidade de fazer um marketing diferente. Mas, ainda assim, marketing. E o ZaiTruck foi capaz de gerar mídia espontânea em todo o mundo, tanto que estamos falando de um projeto de 2016, agora.

O ZaiTruck possui portas estilo Lamborghini. O caminhão precisava ser dotado de alta tecnologia e de um visual extremamente avançado para os padrões de 2016 e passou a incluir tela com comandos sensíveis ao toque, que hoje já é comum na maioria dos novos caminhões, mas que há cinco anos ainda era uma boa novidade, bem como um novo volante.

O ZaiLab comprou mil toneladas de propelente de foguete, um tipo bem especifico de combustível para missões espaciais. Isso, porque o ZaiTruck deveria rodar o equipamento de comunicação na parte traseira do caminhão. Enfim, para a empresa, parecia fazer muito sentido apresentar a tecnologia espacial dentro de um veículo espacial. O objetivo passou a ser o de demonstrar, através do ZaiTruck, a sua alta tecnologia de conectividade.

O ZaiTruck é um caminhão construído sobre um chassi militar 6×6 MAN KAT de 18 toneladas e movido por um motor Magirus Deutz V-10. Cilindros hidráulicos levantam a cabine, levantam o teto da cápsula traseira e abrem todas as portas do modelo, que vem equipado com uma cozinha completa, um centro de mídia completo com uma tela de 55 polegadas, PC conectado, sistema de som e muito mais. Quatro câmeras fornecem visibilidade para o motorista e são exibidas em dois monitores de toque de 22 polegadas à esquerda e à direita do motorista. O painel totalmente digital com software personalizado. Quatro painéis solares de 125 W alimentam uma bateria de ciclo profundo de 4 kWh.

O ZaiTruck não foi construído para ficar em um estacionamento comercial. Ele utilizou seus 264 galões de combustível a bordo e sua velocidade máxima de 88km/h para viajar pela África do Sul, Namíbia, Zâmbia, Tanzânia, Quênia, Etiópia, Sudão, Egito, Itália, Bélgica (Ayyoub nasceu na Bélgica) e os Estados Unidos, tendo circulado pela badalada Las Vegas. O ZaiTruck também é utilizado pela organização humanitária de Ayyoub e sua expedição Vozes da Humanidade, promovendo os direitos humanos e as liberdades em toda a jornada mundial.

Apesar da Zailab ter pensado em trazer o ZaiTruck para o Brasil para rodar na Amazônia, isso nunca aconteceu. Ele também não foi para a Antártica. Esse é, provavelmente, um daqueles casos em que nunca poderia ver de perto o caminhão. Mas, seguramente, ainda hoje, deve ser uma experiência bastante interessante para quem assiste, mas, principalmente, para a sua tripulação.

×
×

Carrinho