Transformadores de 120 toneladas são transportados de Jaraguá do Sul para Cartagena

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Da redação

Peças saíram de Jaraguá do Sul, SC, e seguem por navio até Cartagena, na Colômbia

A TCP Log realizou, pelo terminal TCP no porto de Paranaguá, uma operação de dois grandes transformadores, com 120 toneladas cada um. Os equipamentos têm como destino uma usina na cidade de Cartagena, Colômbia, e saíram de Jaraguá do Sul, SC, cidade a aproximadamente a 156 km de Paranaguá.

Alexandre Rubio, diretor Comercial da TCP, explica que a operação, denominada carga projeto, exigiu um detalhado estudo logístico de traslado para que as peças fossem transferidas. “Trata-se de uma operação complexa, pelo tamanho e peso dos produtos, o que exigiu um preparo anterior”, exemplificando que o trajeto entre as duas cidades, em condições normais, é de cerca de três horas mas, devido ao tamanho das peças, consumiu três dias. “Os caminhões que transportaram as peças contavam com 50 rodas cada, para dar sustentação aos objetos”, informa.

Em Paranaguá, a operação de desembarque do caminhão e embarque no navio levou aproximadamente sete horas, contando com uma equipe de 20 pessoas. “A equipe comercial da TCP Log conseguiu converter a carga para o porto paranaense graças à capacidade operacional do Terminal. Desde que começamos a operar cargas especiais, há cerca de cinco anos, não registramos nenhum tipo de imprevisto ou avaria”, revela Rubio.

A operação contou com um desembaraço especial, para inibir o excesso de movimentação. “Normalmente, quando chega uma carga, ela é descarregada e movimentada até a armazenagem, onde aguarda até ser liberada. Neste caso, tiramos a peça diretamente do caminhão para o navio, eliminando duas movimentações, o que torna a operação mais competitiva para o cliente, mitigando os riscos de avaria”, ressalta.

O traslado das cargas do caminhão para o navio carga utilizou, simultaneamente, dois guindastes móveis MHC, próprios do terminal. “Essa foi uma das maiores peças já movimentadas pela equipe logística com guindastes próprios”, explica.

A operação break bulk, que é caracterizada pelo transporte de cargas soltas ou fracionadas, foi realizado em um navio para contêineres e, por isso, utilizou camas de flat rack, que possuem apenas as paredes frontais, para permitir o transporte de peças de grandes dimensões.

“A operação nessa modalidade é uma tendência de mercado e que tem sido muito procurada por importadores e exportadores. Até a alguns anos, seria necessário fretar um navio para essa operação, o que inviabilizava o envio de uma carga menor”, enfatiza.

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