Total testa navio CTV em transferência de petróleo no brasil

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Utilização de navio do tipo CTV permitirá redução de emissões e custos de afretamento, para otimizar a logística de comercialização da produção de petróleo offshore

Da redação 

Um sistema inovador para a realização de operações de transferência de petróleo (offloading) com o uso de uma embarcação do tipo CTV (Cargo Transfer Vessel), está sendo aplicado em regime de testes pela Total na bacia de Santos. O navio utilizado é o Sealoader-1, foi construído especificamente para essa atividade.

O projeto está em fase de testes operacionais que iniciaram este mês no Campo de Lapa (pré-sal da Bacia de Santos), o primeiro ativo em produção operado pela Total no Brasil. O objetivo é analisar a integração e a funcionalidade do CTV nas operações de transferência de petróleo a partir do FPSO Cidade de Caraguatatuba.

O conceito operacional do CTV está na vanguarda das operações de transferência de petróleo offshore. Na nova forma de offloading que está sendo testada pela Total no Campo de Lapa, toda a operação é realizada na locação do campo: o petróleo é transferido do FPSO através do CTV para o navio-tanque que leva a carga até o seu destino final.

Na operação convencional, com uso de navio do tipo DPST (Dynamic Positioning Shuttle Tanker), atualmente uma das mais usadas pelas empresas de E&P no Brasil, o petróleo é transferido do FPSO para o DPST, na locação do campo, e depois é realizada uma operação de transbordo (ship-to-ship). Só então, o petróleo é transferido para o navio-tanque.

Dessa forma, sendo bem sucedida em todas as suas fases de testes, a operação com o CTV eliminará a necessidade de uma jornada completa de navio-tanque na logística de exportação de petróleo bruto, trazendo importantes vantagens como: minimizar riscos de uma operação de carga/descarga, evitar emissões de uma viagem de navio-tanque com duração média de 7 dias, reduzir custos de afretamento de embarcações e diminuir o tempo até a comercialização da produção.

“É a primeira vez que a embarcação é utilizada para realizar este tipo de operação no País. Este é um projeto multidisciplinar, que envolveu times de especialistas de Logística, Comercial e Operações, no Brasil e no exterior, além de empresas parceiras, num trabalho conjunto desenvolvido desde 2015. O início da fase de testes em Lapa é um importante marco e estamos confiantes no sucesso dessa operação”, afirma Philippe Blanchard, Diretor-Geral da Total E&P do Brasil e representante do Grupo Total no País.

Este é o segundo estágio de testes do CTV. Essa etapa contempla, dentre diferentes atividades, testes de campo, testes do sistema de telemetria e simulações de emergências. O CTV foi construído na China e aprovado nos testes de mar, concluídos em julho de 2018.

Os testes programados seguem a regulamentação brasileira vigente e protocolos internacionais de segurança. O planejamento deste projeto também proporciona sustentabilidade operacional ao promover uma redução das emissões de CO2. A tecnologia presente também é uma aliada para a segurança e a sustentabilidade da operação: a bateria do CTV permite controle de emissões e redução do consumo de energia.

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