Raízen inaugura terminal de distribuição em São Luís (MA)

Terminal_São_Luis

Novo terminal beneficiará diretamente abastecimento no Maranhão, Amazonas, Piauí, Pará, Tocantins e Mato Grosso

O complexo portuário de Itaqui, na capital do Maranhão, ganhou uma nova base de distribuição de combustíveis, com o início das operações, pela Raízen, no fim de maio, do terminal ferroviário de São Luís. Essa é a maior base privada já construída e operada pela empresa e que deve se tornar o ponto primário de importação de derivados e de exportação de etanol, interligando refinadores privados do Brasil e do exterior.

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Terminal São Luis.

Com investimento de R$ 200 milhões, o novo terminal tem capacidade para movimentar 1,5 bilhão de litros de combustíveis por ano e pode armazenar até 80 milhões de litros gasolina A, Diesel S10 e S500.

Construído em terreno de 140.000 m² na retroárea do Porto de Itaqui, no polo industrial de São Luís, o terminal vai multiplicar a oferta de combustíveis na área de influência do porto, afetando positivamente os estados do Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins e Mato Grosso, além de funcionar como hub de cargas para outros portos nos estados da região Norte e Nordeste.

O investimento estratégico em infraestrutura ajudará a reduzir custos na cadeia produtiva agrícola e de transportes da região, além de trazer benefícios para o Maranhão – como os quase 1.000 empregos diretos e 500 empregos indiretos gerados no período de obras, 50 empregos diretos ligados à operação e a contratação preferencial de materiais e serviços da região.

O novo terminal de São Luís se integra a uma malha de bases ferroviárias novas, recém-construídas pela Raízen em Porto Nacional (TO) e Marabá (PA), além das bases ferroviárias existentes em Teresina e Açailândia. Este grupo de terminais e bases de distribuição foi concebido como os ativos mais eficientes da companhia a longo prazo, operando grandes composições ferroviárias conectadas pela malha ferroviária da Ferrovia Centro-Atlântica S.A na região. Também haverá aumento da área de influência após a expansão da Ferrovia Norte-Sul.

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