Porto do Açu quer ser alternativa para cabotagem no Brasil

Porto_do_Açu_Operações

Organização se apresentou na Intermodal como opção rentável. Está prevista a movimentação de novas cargas, como breakbulk, concentrados e fundentes

Da redação

O Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto do Açu, localizado no norte do Estado do Rio de Janeiro, se apresenta como uma nova opção para cabotagem no Brasil. Com 160 mil m² de área alfandegada, 14,5 metros de profundidade e homologação para receber embarcações com calado de até 13,1 metros (permite a atracação de navios Panamax), o T-MULT já movimenta bauxita, coque, carvão, gipsita, sucata, carga geral e de projetos e também pode movimentar outras cargas como manganês, sal, minério de ferro e gusa.

Tadeu_Fraga_CEO_da_Porto_do_Açu_Operações
Tadeu Fraga, CEO da Porto do Açu Operações.

“O T-MULT tem potencial para ser a solução portuária das indústrias localizadas no Sudeste e Centro Oeste do país, tanto para escoar a sua produção quanto para importar insumos e recursos, desafogando os portos que estão operando na sua capacidade máxima. A localização estratégica e a infraestrutura de ponta já existentes no Complexo podem tornar os produtos produzidos nacionalmente ainda mais competitivos, tendo em vista a redução com gastos logísticos. E, com a extensão da costa brasileira, é natural que a cabotagem seja considerada uma das principais alternativas”, afirma Tadeu Fraga, CEO da Porto do Açu Operações,  empresa que administra o Complexo do Porto do Açu.

Terminal moderno, localizado em um porto privado e sem fila de espera, o T-MULT também pode reduzir gargalos de outros portos na importação de insumos para siderúrgicas e cimenteiras localizadas no Sudeste, como de fundentes. Estas características tornam a operação mais rápida, eficiente e, principalmente, mais barata. O terminal é extremamente seguro, tendo superado a marca de 800 dias sem acidentes e cumpre todas as certificações ISO.

Infraestrutura

A expansão do terminal, que possibilitará a movimentação de novas cargas, está prevista para o início deste ano. O projeto contará com ampliação do pátio de estocagem e construção de armazenagem coberta, incrementando ainda mais as atividades do terminal. Entre as cargas que poderão ser movimentadas estão granéis agrícolas, concentrados (cobre, zinco, entre outros), hidratos, fertilizantes, breakbulk e produtos para siderurgia. O terminal ainda possui licença para operar veículos e está desenvolvendo um projeto para criar a infraestrutura necessária para a movimentação de contêineres.

Com acesso às principais rodovias brasileiras, e especializado no transporte rodoviário de graneis sólidos, carga geral e de projetos, atualmente o T-MULT já realiza operações integradas (Porto/Armazenagem/Transporte) de importação e exportação nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Em 2018, o door-to-door foi responsável por 42% do volume movimentado pelo Terminal.

T_MULT

×
×

Carrinho