Guerra hídrica: Por que Kiev ainda não foi ocupada por terra pelo Exército da Rússia?

alagamentos_provocados_na_ucrania

As tropas russas estão às portas de Kiev há vários dias. Ataques aéreos com misseis já estão acontecendo à capital ucraniana. Mas, mesmo assim, há enorme dificuldade para os invasores que, até agora, não conseguiram ocupar o centro da cidade. A surpresa é grande para quem acompanha as movimentações militares nesta guerra, inclusive porque uma coluna de blindados russos com cerca de 60 km já foi vista nas proximidades de Kiev.

Então fica a pergunta: como militares e civis ucranianos tem freado a ocupação russa por terra? Em 14/03, o chefe da Guarda Nacional russa admitiu que as operações não estavam na velocidade planejada pelo Kremlin. Neste período, Kiev também passou por um toque de recolher de 35 horas dadas as circunstâncias.

O jornal estadunidense The Washington Post destacou que uma das táticas utilizadas pelos ucranianos para travarem o avanço das tropas russas pelo norte de Kiev são inundações intencionais que dificultam a circulação dos tanques de guerra, junto ao rio Dniper,

A Planet Labs, responsável pelas fotografias de satélite que mostram as inundações no norte de Kiev, consultou vários especialistas que asseguram que estas inundações foram provocadas pelos ucranianos como forma de se defenderem.

A história mostra que as regiões que estão se defendendo de um ataque podem fazer de tudo o que está ao seu alcance, como muros, trincheiras, fortalezas e bunkers, bem como há exemplos em que foram utilizados rios, pântanos e linhas de defesa com água. Assim, com conhecimento pleno de seu território, a Ucrânia segue resistindo aos ataques da Rússia.

Historicamente, alguns dos casos mais conhecidos da chamada guerra hídrica, foi quando a Holanda utilizou esta tática contra os espanhóis em 1585. Em 1938, o exército chinês abriu uma brecha nos diques de um rio para travar o avanço das tropas japonesas, provocando ainda um dos maiores desastres ambientais da história das guerras. Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética também se fez valer desta estratégia para frear o avanço das forças nazistas.

Por isso, a logística de guerra é extremamente complexa e, muitas vezes, imprevisível.

×
×

Carrinho