Especial Dia do Rock: Def Leppard & The Who

def_leppard_on_through_the_night

Hoje, dia 13 de julho, é celebrado o Dia do Rock em todo o planeta. Por isso, vamos falar de dois discos clássicos que apresentam veículos em suas capas. São eles: On Trough the Night, do Def Leppard; e Magic Bus, do The Who, duas excelentes bandas inglesas.

Gravado em dezembro de 1979, o primeiro álbum de estúdio do Def Leppard, intitulado “On Through the Night” foi lançado em 14 de março de 1980. A ilustração da capa foi feita pelo artista Melvin Smith, que claramente se inspirou num imponente caminhão estadunidense da Kenworth que está transportando uma guitarra que tem o seu corpo envolvido em lona e bem amarrado, enquanto o seu braço desponta para a frente. O cenário mostra o bruto voando perto da Lua.

Absurdo? Talvez, mas sintetiza toda a força criativa e empolgante do Def Leppard, uma banda que surgia em meio ao movimento da New Wave of British Heavy Metal (Nova Onda do Heavy Metal Britânico). O disco foi lançado pelo selo Vertigo, mas só depois da banda perder um contrato com a EMI para o Iron Maiden.

Portanto, se por um lado a banda foi atropelada pelo vigor sedutor do Iron Maiden, por outro, mostrou toda a sua capacidade de emplacar hits logo de cara e formar uma legião de fãs muito rapidamente, sendo um dos conjuntos mais influentes de todos os tempos. O sucesso de On Through the Night, produzido por Tom Allom, foi categorizado como 15º lugar no UK Albums Chart e em 51º na Billboard 200. Em 09 de maio de 1989, o clássico de estreia se tornou disco de platina ao superar a marca de um milhão de cópias vendidas mundialmente.

On Through the Night reúne 11 músicas poderosas e clássicos como “Wasted”, “Hello America” ​​e “Rock Brigade”, que foram lançados como singles.

Com o amadurecimento da banda e o lançamento de novos trabalhos, o Def Leppard decidiu retirar a maioria das músicas do álbum do repertório dos shows depois 1983. Todavia, “Rock Brigade” e “Wasted” voltaram às performances ao vivo nos anos 2.000. Em 2013, a faixa “Good Morning Freedom”, que é da mesma época, mas que não havia sido gravada, passou a ser tocada ao vivo durante a abertura dos shows “Viva Hysteria”. A avassaladora música deveria estar em On Through the Night.

Mudando de assunto e voltando um pouco mais no tempo, em setembro de 1968, o The Who lançou a coletânea Magic Bus: The Who on Tour que, naquele momento, era exclusivo para o mercado dos Estados Unidos. O nome do disco vem da faixa Magic Bus, que estava presente no álbum My Generation, de 1965, sendo um dos seus principais singles. Essa coletânea foi fundamental para consolidar o sucesso da banda no mercado norte-americano e garantir sua presença no lendário festival de Woodstock, em 1969.

Magic Bus: The Who on Tour reúne 11 músicas e alcançou a 39ª colocação nas paradas da Billboard.

Em 29 de janeiro de 2019, mais de 50 anos depois do lançamento de Magic Bus – The Who On Tour, a banda achou que seria uma boa ideia fazer uma grande ação promocional nas cidades de Chicago, Los Angeles e Nova York, nos Estados Unidos, em que alguns ônibus personalizados de dois andares levariam seus fãs para um rolê de turista nessas cidades ao som do álbum de 1968.

×
×

Carrinho