Elvis Presley era caminhoneiro antes da fama

elvis-presley-caminhoneiro

Canal MTED no YouTube

Elvis Presley, o Rei do Rock and Roll, era caminhoneiro antes da fama. Você sabia disso? É, justamente, essa história que trazemos para homenagear o Dia do Rock, celebrado em 13 de julho.

Antes de ser um grande astro do Rock, Elvis foi uma estrela na estrada, assim como todos vocês que transportam o Brasil e movimentam a nossa economia.

Elvis Presley conseguiu um emprego como motorista de caminhão logo depois de sair do colégio. E a carreira como caminhoneiro foi determinante para o jovem entrar para o mundo da música.

Elvis Presley se formou no ensino médio em 1953 e, inspirado e influenciado pelo pai que também era caminhoneiro, o jovem conseguiu um emprego como motorista de caminhão na empresa Crown Electric em junho de 1954.

Durante o verão daquele ano, que no hemisfério Norte acontece na mesma época do nosso inverno, Elvis aprendeu duas coisas. A dirigir um caminhão e, também, a fazer o penteado popular entre os caminhoneiros norte-americanos, com o cabelo bastante volumoso e jogado para trás. O penteado fez parte do visual de Elvis durante a maior parte de sua carreira e influenciou muitos rockers nos anos 1950 e 1960, principalmente, embora possa ser visto até os dias de hoje.

Durante as suas paradas para descanso, Elvis tirava algum tempo para escrever letras de músicas e poemas. Embora, o jovem caminhoneiro tivesse abraçado seu novo trabalho, ele sempre soube que a música era o caminho que queria seguir. Mas, até então, era tudo apenas um sonho de um projeto de vida que precisava ser pavimentado.

Em 1954, Elvis Presley dirigia um Chevrolet que, para fins de comparação, era somente um pouco maior do que a Silverado que conhecemos do mercado norte-americano. Seu veículo estava tão surrado pelas sucessivas batida, que Elvis nem conseguia mais utilizar o rádio daquele caminhãozinho.

As coisas começaram a acontecer muito rapidamente na vida de Elvis, que recebeu sua primeira chance na então promissora indústria da música ainda no verão de 1954. Ele fez seu primeiro teste com Eddie Bond, um cantor de bastante sucesso naquele tempo. Mas, o fato é que Elvis não foi muito bem na audição e ouviu o seguinte conselho de Eddie Bond: “Concentre-se em dirigir um caminhão, você nunca vai se dar bem como cantor”.

Ainda bem que Eddie Bond estava completamente equivocado, afinal Elvis foi um dos pilares que ajudou a moldar o rock, que elevou a indústria musical para um novo patamar de entretenimento superior ao Hollywood naquele momento, influenciando a construção de uma cultura pop e, também, do Marketing. A dança frenética do rockabilly não era exatamente uma novidade, mas ele foi um dos primeiros a fugir do visual careta do terno e gravata para usar calças jeans, camisetas com as mangas dobradas, jaqueta de couro, entre outras características típicas de seu visual, que passou a incluir um macacão com um decote enorme, podendo ser de couro, tecido, lantejoulas, com tiras de tecido acompanhando a extensão dos braços e pernas.

Você, talvez esteja se perguntando sobre o que aconteceu com o histórico caminhão da Crown Electric conduzido por Elvis. O rockstar comprou o veículo da empresa e o usava como uma espécie de santuário, em que se refugiava da multidão de fãs e de paparazzi que o perseguiam com frequência. Por vezes, subia no veículo e partia para viagens com o único objetivo de desestressar e voltar para as suas raízes. Aposto que muita gente se identifica com isso.

×
×

Carrinho