Distribuição dos kits de teste rápido do Covid-19

Tarcísio Gomes de Freitas

Da redação

O Governo Federal iniciou as discussões do planejamento logístico para a distribuição dos 10 milhões de kits de teste rápido para o Coronavírus junto a Estados durante a 2ª reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Transporte, coordenada pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Ministério da Infraestrutura), na última segunda-feira (23). A reunião por videoconferência contou com a participação de 26 representantes de estados e do Distrito Federal (Sergipe não participou), além da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Do total, cinco milhões de testes foram adquiridos pelo Ministério da Saúde e a outra metade será doada Vale, aquela mesma empresa responsável pelo genocídio de centenas de pessoas nas cidades de Mariana e Brumadinho (não fez mais do que a obrigação. Aliás, isso é muito pouco ainda).

Tarcísio reforçou a importância de contar com uma malha aérea funcionando para que a distribuição ocorra em todas as regiões. “Por isso a importância de mantermos os aeroportos em funcionamento e linhas aéreas disponíveis para os estados, mesmo com a demanda reduzida. O Brasil já conta com um déficit na balança comercial do setor de saúde e boa parte da distribuição de remédios, vacinas, insumos e equipamentos hospitalares é feita nos porões da aviação comercial”, reforçou.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, solicitou aos Estados a livre circulação de linhas privadas que transportam trabalhadores do agronegócio entre as regiões. Além disso, destacou a importância de manter os corredores de escoamento operando. “A gente tem uma preocupação com os caminhoneiros, que são fundamentais para o agronegócio. Nós não conseguimos rodar sem eles. Nossa preocupação é que eles tenham pontos para abastecer, para comer, postos que possam atender quem tiver problemas de saúde”.

×
×

Carrinho