Como aeroporto no Japão tira a neve da pista?

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A região que abriga o Aeroporto de Aomori, no Japão, enfrenta uma das maiores condições de neve do planeta, com nevascas frequentemente superiores a 10 metros anuais. Para remover a neve das pistas e permitir o funcionamento do aeroporto para pousos e decolagens em segurança, há uma frota de caminhões da UD Trucks.

O Japão, que convive com essa realidade de neve, tem somente uma fabricante de limpa-neves de tração no país, que é justamente a UD Trucks, que até 2005 se chamava Nissan Diesel e, por 14 anos, fez parte do Grupo Volvo. Em 31 de março de 2021, a Isuzu Motors concluiu a compra da UD, onde há possibilidades muito maiores de sinergias, especialmente no que se refere o compartilhamento de processos produtivos, aquisições de insumos, conhecimento de engenharia, entre outras áreas que devem desenvolver ainda mais as marcas no mercado Oriental. O Grupo Volvo e a Isuzu Motors mantém uma aliança estratégica formal.

O Aeroporto de Aomori tem uma média de 40 voos por dia. Por isso, o serviço de remoção de neve precisa ser rápida e eficiente. O local é instalado em uma área de 55 quilômetros quadrados, que representa o tamanho de 12 estádios do Tokyo Dome, que você vai ouvir falar bastante durante os Jogos Olímpicos de Tóquio. A equipe de remoção de neve do aeroporto é enviada quando mais de 3 cm de neve se acumulam, usando 37 veículos para limpar rapidamente as pistas de neve em, aproximadamente, 40 minutos.

Os veículos precisam ter a maior disponibilidade operacional possível, pois o serviço de remoção da neve é crucial para a segurança de pousos e decolagens em Aomori. Por isso, o Centro de Atendimento ao Cliente UD Trucks instalado no Aeroporto está sempre pronta para os intensos trabalhos de manutenção preventiva e, também, corretiva.

A manutenção do limpa-neve vai muito além do que resolver os problemas convencionais, como vazamentos de óleo ou água. Os mecânicos e técnicos responsáveis devem compreender como todo aquele frio afeta as condições de direção e inspecionar, minuciosamente, os caminhões fora da temporada de neve. O embaçamento dos vidros atrapalham a visibilidade do motorista, que demanda maior atenção aos aquecedores da cabine, por exemplo.

Atualmente, equipe de remoção de neve no Aeroporto de Aomori é composta por 120 pessoas, sendo que de seis a 70 delas trabalham em regime de plantão dependendo da época do ano. Boa parte desses trabalhadores são contratados somente quando o clima começa a esfriar e o RH do aeroporto vai buscar a força de trabalho atuante na agronomia e, também, na construção civil. Porém, com o declínio da população rural no Japão, manter ou contratar os motoristas de limpa-neve tem sido mais difícil.

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