Cegonha bitrem apresenta excelentes resultados na Espanha

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Já ouviu falar num megatruck para o transporte de veículos? Sim, uma super cegonha? Se ainda não entendeu, relaxa porque eu vou explicar para voce o que está acontecendo la na Espanha e como essa forma de transportar automóveis pode se tornar uma tendência mundial e chegar ao Brasil, mesmo que não seja, exatamente, uma solução inédita.

A montadora Seat, que faz parte do Grupo Volkswagen, apresentou uma nova solução para transportar os seus carros na Espanha. Trata-se de uma cegonha que vem sendo chamada de Megatruck, que aumenta a produtividade do transporte diário em 12%, reduz os custos operacionais em 11% e elimina 500 rotas por ano, em comparação com um cegonheiro tradicional. A redução em termos de emissões de CO2, por ano, chega a 5,2 toneladas.

Em termos financeiro, significa maior valor agregado ao frete praticado e uma enorme economia para o embarcador com uma enorme redução no volume de viagens por ano.

A nova composição possui mais de 25,25 metros de comprimento e pode carregar até 11 carros, dependendo do modelo, e irá operar a rota entre a fábrica da SEAT S.A., em Martorell, para o Porto de Barcelona. Apenas para fins de comparação, uma cegonha comum transporta até nove veículos. Até agora, a SEAT S.A. só utilizava este tipo de caminhão para o transporte de peças.

Anualmente, a Seat transporta mais de 8.600 veículos nessa rota, o que representa uma melhoria de 12% na produtividade diária. Comparado a um caminhão convencional de quatro eixos, o megatruck reduz as emissões de CO2 em 10% por viagem e reduz os custos de logística em 11%. A principal razão para esta redução é a melhoria na eficiência do consumo de combustível por tonelada transportada, pois a capacidade de carga é aumentada em 4,75 metros de comprimento, permitindo o carregamento de até mais três carros.

A SEAT usou esse tipo de composição, pela primeira vez, em 2018, em um projeto piloto para transporte de peças, embora dois anos antes já tivesse estreado o primeiro gigatrailer (o “irmão mais novo” do duo-trailer), também em fase de testes.

Quem está conduzindo toda essa logística é a Setram, uma operadora logística especializada na movimentação de veículos.

O transporte ferroviário também desempenha um papel fundamental na logística da SEAT S.A., já que a montadora exporta mais de 80% dos veículos que fabrica em Martorell neste modal. Graças ao serviço Autometro, que liga a fábrica de Martorell ao Porto de Barcelona, a SEAT deixa de usar de cerca de 25.000 caminhões por ano nesta rota. Os vagões de transporte são divididos em dois andares com capacidade para 170 carros ao longo de 411 metros de comprimento.

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