Você conhece a XOS Trucks? Conheça sua história

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Você já ouviu falar na XOS Trucks?

Se trata de uma empresa estadunidense que também está na corrida pela eletrificação do transporte.

A XOS foi fundada por empresários do ramo do transporte, que cresceram no setor de caminhões e conhecem as necessidades do mercado. Assim, a XOS atua no desenvolvimento de veículos comerciais, bem como na consultoria para que montadoras tenham os seus próprios modelos elétricos.

O corpo diretivo da empresa eh formado por Dakota Samler, CEO da XOS e o co-fundador Gio Sordoni, que juntos administravam uma transportadora. O diretor de Tecnologia eh Rob Ferber, que foi membro da equipe fundadora da Tesla Motors, onde atuou no desenvolvimento do sistema de bateria.

Inicialmente, a XOS era uma sturtup que se chamava Thor Trucks, uma referência direta ao deus viking da mitologia nórdica que demonstrava raiva através de raios e trovões apenas com a batida de seu martelo. Em 2017, Samler e Sordini apresentaram o protótipo de um caminhão semielétrico, batizado de ET-One.

Este desenvolvimento permitiu aos empreendedores perceber que levaria um tempo muito maior até chegar a uma solução para aplicações rodoviárias de longas distancias. Mas, também constataram que poderiam atuar em aplicações chamadas de “Last Mile”, ou, em livre tradução, o “último quilômetro”, o último trecho para o cliente final. Poderiam entregar um veículo próprio para o comercio eletrônico, transporte de bebidas e alimentos, por exemplo.

São frotas que fazem um grande número de paradas ao longo de sua jornada e percorrem, em média, até 160 quilômetros.

Atualmente, a XOS está comercializando somente o modelo Exoplataform, um furgão para curtas distâncias e sua capacidade de produção ainda é considerada baixa. O projeto de um caminhão pesado segue em desenvolvimento e estará no futuro da XOS. Atualmente, a uma unidade customizada em caráter de testes no cliente Tessemae’s, uma empresa fabricante de molhos para saladas.

A empresa decidiu, por uma questão de simplicidade mesmo, que iria atuar, inicialmente, numa faixa de mercado para aplicações de 160 a 250 quilômetros por dia, que pode adotar um trem-de-força puramente elétrico.

O pacote de baterias foi chamado de Exopack e pode ser agrupado em qualquer tipo de caminhão com a combinação necessária para proporcionar uma autonomia que assegure uma operação regular do veículo.

O modelo Exoplatform é um furgão totalmente elétrico, destinado para aplicações urbanas e de curtas distâncias. Suas baterias proporcionam uma autonomia de 200 milhas, que corresponde a cerca de 320 km.

A transportadora UPS é um dos clientes a utilizar o Exoplataform e, desde 2018, tem utilizado o modelo em suas aplicações comerciais em Los Angeles, no Estado da Califórnia. Empresas como UPS, DHL e FedEx exercem um papel importante ao investirem em contratos para o uso de veículos com combustíveis alternativos, exercendo referencial para outras transportadoras e estimulando o desenvolvimento pela indústria.

Inicialmente, a UPS utilizou o Exoplatform em caráter de testes, durante seis meses, em que avaliou uso no fora-de-estrada, capacidade da bateria, entre outros quesitos que poderiam determinar compras adicionais deste veículo ou o seu fracasso.

Em 2018, a UPS operava com uma frota com mais de 9.000 veículos comerciais com propulsores alternativos, como elétrico, etanol, GNV, GNL, propano e híbridos de empresas como Daimler, Tesla, Xos, Workhorse, entre outras.

Outra transportadora que tem utilizado o Exoplatform em suas atividades é a Loomis, que atua no transporte de valores.

As carrocerias dos chassis Exoplatform para os veículos da UPS e da Loomis são produzidas pelas empresas Utilimaster e Morgan Olson.

Os carros-fortes da Loomis são blindados e, portanto, mais pesados. Neste caso, podem transportar até 4,5 toneladas e possuem uma autonomia operacional inferior, de 190 km, o que atende as necessidades da empresa, já que sua frota percorre, em média, de 90 a 130 quilômetros em um dia normal de operação.

A autonomia da bateria é determinada pela forma de condução do motorista, pelo peso do veículo, pela carga útil, pelas condições do terreno, propulsor e, ainda, por sistemas auxiliares como ar condicionado ou refrigeração da carga, quando conectada ao sistema de propulsão elétrica.

A XOS fabrica suas baterias em suas instalações em North Hollywood e monta os chassis de caminhões no Tennessee, de onde os veículos saem encaroçados e prontos para os clientes. Há a intenção de transferir a produção das baterias para o Tennessee após obras de ampliação das instalações fabris.

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