Volvo VNR Elétrico de nova geração

Volvo VNR Elétrico

A Volvo Trucks lançou o seu caminhão elétrico com maior autonomia no mercado norte-americano. Se trata do modelo VNR Elétrico, de classe 8, com alcance até 85% maior e carregamento mais rápido.

O novo Volvo VNR Electric tem autonomia de até 440 km e carregamento mais rápido que seu antecessor. Vale lembrar que a primeira geração do modelo, comercializada desde dezembro de 2020, nos Estados Unidos e no Canadá, pode rodar até 240 km, portanto, quase a metade dos 440 km da nova geração.

O novo Volvo VNR Electric também possui maior capacidade no armazenamento de energia e chega a até 565 kWh. A engenharia da montadora atribui tais ganhos ao design aprimorado da bateria e a uma nova opção de pacote de seis baterias. O tempo de carregamento também diminui, pois a capacidade de carregamento de 250 kW fornece uma carga de 80% em 90 minutos para o pacote de seis baterias e 60 minutos para a versão de quatro baterias.

A marca informa que a nova geração do Volvo VNR Electric começará no segundo trimestre de 2022 na fábrica da empresa em New River Valley, na Virgínia, que é a produtora exclusiva de todos os caminhões Volvo na América do Norte.

Globalmente, o Grupo Volvo estabeleceu como meta que 50% de todos os caminhões vendidos da marca sejam elétricos até 2030. Os seis modelos elétricos de caminhões Volvo montados em série, desde 2019, são o FH, FM, FMX, FE, FL e o VNR.

Claro que a gente entende que não será 50% das vendas de caminhões elétricos em cada país de atuação da Volvo. Mercados mais desenvolvidos terão maior participação na eletrificação da frota e outros nem tanto. Mas, a minha curiosidade é, qual será a participação do Brasil nas vendas de veículos elétricos da marca neste horizonte de 2030.

×
×

Carrinho