por Gustavo Queiroz
O otimismo para 2019 é clima predominante entre as principais montadoras do mercado brasileiro.
A Volvo anunciou a contratação de 300 novos funcionários, aumentando o segundo turno de caminhões e ampliando em mais R$ 250 milhões os investimentos até 2020.
“Nossa decisão de novos investimentos e contratações é resultado dos sinais consistentes de retomada da economia e da expectativa de um aumento de cerca de 30% no mercado total de caminhões no Brasil”, confirmou Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
Segundo o executivo, o montante se soma ao ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão para o triênio 2017/2018/2019 e explica:
“São novos recursos para todos os negócios da marca no Brasil: caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores marítimos e industriais, na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços”.
Otimismo com lastro
Em 2018, a Volvo emplacou 4.114 unidades do modelo FH 540cv 6×4. No mercado dos semipesados, a montadora experimentou um crescimento de 66% no volume de vendas. Considerando todo o mercado de caminhões acima de 16 toneladas, a sueca registou aumento de 79% sobre o desempenho de 2017, somando 10.642 unidades.
No segmento de ônibus, a Volvo registrou bons negócios em seus principais mercados na América Latina.
Foram 700 ônibus vendidos para o sistema BRT de Bogotá, sendo o maior negócio da década de veículos para BRT.
No Brasil, foram emplacados 300 chassis pesados, o que representa uma alta de 114% sobre o desempenho de 2017.
Segundo a montadora, foram licenciados 908 ônibus da marca no continente, número praticamente estável em relação ao ano anterior.
A Volvo Financial Services obteve um crescimento de 83% na carteira de financiamentos. O Banco Volvo viabilizou cerca de 40% das vendas da montadora em 2018. Foram liberados aproximadamente R$ 900 milhões em cartas de crédito.