Volvo apresenta o Pacote Aero no Brasil para reduzir consumo de diesel

Volvo FH

A Volvo lançou o Pacote Aero no Brasil, que reúne soluções aerodinâmicas e tecnológicas para reduzir o consumo de diesel da linha FH de 3% a até 8% dependendo da configuração do caminhão. O pacote atua em pontos específicos do veículo para melhorar a aerodinâmica de todo o conjunto.

Sendo assim, a Volvo está vendendo defletores laterais, defletor de teto, spoiler dianteiro, defletores de chassis, suspensão pneumática, entre-eixos mais curto, para-lamas traseiros integrais, para-lamas dianteiros envolventes, relação de diferencial mais longa e, opcionalmente, tanque de Arla atrás da cabine.

Sendo bastante objetivo, segundo a montadora, as estimativas de diminuição do consumo são de até 8% para o FH 6×2 (usando relação longa 2,85:1, quando possível), até 5% para o FH 6×4 e até 3% para o FH 4×2. A diminuição do consumo é conquistada através do menor arrasto que o conjunto cavalo mecânico/carreta atingem equipada com os novos itens. Ao diminuir a resistência do ar no implemento, também é possível reduzir a turbulência do ar que pode ocorrer entre o cavalo-mecânico e a carreta. Por isso, os ganhos em economia podem variar conforme aplicação, tipo do implemento, rota, topografia e velocidades, entre outros itens, pondera a Volvo.

Agora, vamos detalhar o Pacote Aero. O entre-eixos menor: de 3.000 mm ou 3.200 mm aproxima o implemento da cabine e o encurtamento da distância praticamente elimina a turbulência do ar entre ambos. Os defletores de ar laterais foram desenvolvidos em testes no túnel de vento e nas estradas para entregar baixa resistência aerodinâmica do cavalo-mecânico e carreta. Os defletores de chassi são importantes, pois quanto mais o ar percorrer a composição de forma fluida, menor arrasto ao movimento o veículo terá.

O defletor de Teto considera o formato aerodinâmico da cabine, sendo que nos casos que os implementos rodoviários forem mais altos que a cabine, observa-se um ganho aerodinâmico expressivo. Neste caso, o dispositivo deve ser ajustado de acordo com a altura do implemento. O spoiler dianteiro é uma extensão do para-choque dianteiro, funcionando como um elemento aerodinâmico que direciona o ar por baixo do caminhão e contribui para a diminuição da turbulência.

Em termos de melhorias aerodinâmicas em pontos da cabine, logo acima do para-brisa foi retirado o para-sol, melhorando o arrasto aerodinâmico do caminhão. Outros pontos específicos da cabine tiveram frestas tampadas e fluxo de ar alterado para melhorar a fluidez do ar pelo veículo.

Os para-lamas dianteiros reduzem a turbulência na região das caixas de rodas dianteiras, trabalhando em equilíbrio com o spoiler dianteiro e os defletores de chassi. No caso do para-lamas traseiro integral, além da contribuição aerodinâmica com a diminuição da turbulência entre a cabine e o implemento, ele ajuda na manutenção da limpeza do conjunto. A suspensão a ar melhora o conforto e proporciona maior facilidade, agilidade e segurança nas trocas de carretas, possibilitando a montagem do caminhão com entre-eixos mais curto.

O reposicionamento do tanque de ARLA32 para atrás da cabine permite tanques de combustível maiores.
A relação de diferencial longa deixa o veículo com uma velocidade final um pouco maior dentro da faixa verde de rotações, trazendo também ganho de rodar em rotações mais baixas, dependendo da rota e carga.

Além do novo Pacote Aero, vale a pena destacar o sistema de Aceleração Inteligente, disponível desde 2020, que usa algoritmos avançados para identificar a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa para reduzir o consumo.

Novos Modos de Condução chegaram para a linha 2022 dos caminhões Volvo, que incluem econômica, standard, performance, off-road e heavy duty, dependendo da versão do veículo.

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