Volvo apresenta FH da nova geração no Brasil

volvo_fh_460

Canal MTED no YouTube

A nova geração dos caminhões Volvo que já roda na Europa há menos de um ano, finalmente chegou ao Brasil, que passa a contar com o que há de mais moderno dentro do portfólio da marca. Embarque na cabine do MTED e vem comigo conhecer tudo o que há de novo no FH.

Com aprimoramentos em todos os sentidos, o modelo promete uma economia no consumo de combustível até 5% sobre o FH que todo mundo já conhece. As novidades, no entanto, são muito mais significativas em termos de cabine.

O novo FH vem equipado com uma nova versão do sistema I-See, que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e selecionar as marchas ideais, de forma automática, para cada trecho rodoviário. O I-See já vem pré-mapeado de fábrica.

A transmissão eletrônica I-Shift também melhorou e chega a sua sexta geração. São cinco modos de condução, dependendo do modelo, em nova alavanca.

O caminhão vem com novo painel digital de 12 polegadas, que é totalmente personalizável. Tudo se ajusta ao modo de direção. A inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento se apresenta como essencial para a gestão do veículo. O condutor pode colocar o display do GPS no centro do campo visual e também visualizar o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta, entre outras possibilidades.

O FH recebe uma nova central multimidia de 9 polegadas de tela sensível ao toque, que disponibiliza rádio, espelhamento do celular e toda a parte de comunicação do veículo, até aplicativos, telemetria e outras configurações importantes.

Um sistema bastante interessante é o Piloto Automático de Descida, uma tecnologia que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos. O sistema conjuga vários dispositivos, como VEB; o freio motor; a caixa I-Shift; e até mesmo os freios de serviço do caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima estabelecida.

O novo Volvo FH vem com a opção de faróis de LED, com sistema antiofuscamento, que se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de LED, independente da ação do motorista.

O modelo vem de série com o pacote de Segurança Freios Eletrônicos EBS, que garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo, permitindo um desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas.

Os caminhões possuem freios com acionamento eletrônicos EBS para freios a tambor e disco; Controle de Tração; Freios ABS; Auxílio de Partida em Rampa; Luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática.

O novo FH pode ser equipado com até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Uma delas, chamada de câmera de ponto cego, vem instalada na parte inferior do retrovisor direito, garantindo visão em um dos principais pontos cegos do veículo, proporcionando visibilidade de 76m² desta área. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela da central multimídia.

O FH ganhou novo conjunto ótico e nova grade frontal, além de melhorias na aerodinâmica com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e o pisca deslocado para a porta.

Dentro da cabine, o novo colchão de espuma de alta densidade passa a equipar o novo Volvo FH, que conta, ainda, com novas entradas USB, maior facilidade para limpeza da cabine e novos tecidos de banco.

×
×

Carrinho