Novo Volvo BZL elétrico para carrocerias de 1 ou 2 andares

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A Volvo Buses apresentou o chassi elétrico Volvo BZL Electric, a sua nova plataforma internacional de ônibus elétricos.

Primeiramente, eu gostaria de destacar as características técnicas do chassi BZL Elétrico, que consiste num comprimento de 11.815mm em sua versão de piso único) ou 10.585mm se encarroçado com dois andares. O trem de força vem com um motor elétrico que entrega potência máxima de 200 kW quando equipado com um motor, ou potência de 400 kW com dois motores, sendo as possibilidades com encarroçamento de piso único. Para a versão de dois andares, a potência será de 200kW. O ônibus vem equipado com a transmissão automatizada Volvo com 2 velocidades. A recarga rápida OppCharge oferece potência máxima de 300 kW e a lenta CCS entrega potência carga máxima 150 kW. Sua capacidade armazenagem de energia chega a 470 kWh.

A montadora diz que o novo Volvo BZL Electric é uma plataforma global para transportes públicos limpos, silenciosos e com eficiência energética para atender à crescente demanda em mercados que já estão prontos para mudança para a eletromobilidade.

Ao falar de meio-ambiente, muito se fala sobre veículos mais eficientes e não poluentes. Mas, a responsabilidade acaba após a venda do produto? A Volvo assumiu a responsabilidade pelo ciclo total dos veículos elétricos e seus impactos ambientais do início ao fim. Por isso, a marca assegura que os componentes, manufatura, operação e reciclagem atendam os mais altos padrões ambientais. Dessa forma, mais de 90% do Volvo BZL Electric é reciclável.

Segundo a montadora, o chassi do BZL Electric foi projetado para aplicações de um ou dois andares, com múltiplas opções para encarroçadores.

A plataforma vem integrada ao Volvo APP Bus Connect, que oferece recursos como a Gestão de Zonas Seguras (Zone Management) Volvo, em que o operador pode definir áreas de segurança em que a velocidade máxima do ônibus é limitada, como em nas proximidades de escolas ou em terminais, por exemplo.

O motor elétrico de 200 kW é acoplado a uma transmissão automatizada de duas marchas. Isto aumenta o torque nas rodas a baixas velocidades e atenua os picos de corrente, reduzindo o consumo de energia e sustentando a saúde do motor e das baterias. O trem de força pode ser configurado com uma ou duas unidades motoras, gerando potências de nada menos do que 540cv.

A energia do modelo pode ser recarregada em estações de alta potência (OppCharge) ou de carga lenta (CCS) na garagem.

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