Ford adota plataforma elétrica MEB da Volkswagen

Volkswagen and Ford expand collaboration on MEB electric platfor

A Ford e o Grupo Volkswagen ampliaram sua parceria em eletromobilidade através do compartilhamento da plataforma MEB (Modular Electric Toolkit/ Kit de ferramentas elétricas modulares), desenvolvida pela VW e que será adotada em novo projeto de veículo elétrico da Ford na Europa. A Volks também informou que vai dobrar seu volume planejado para a MEB para 1,2 milhão de unidades até 2028.

A aliança estratégica entre a Volkswagen e a Ford contempla projetos de mobilidade elétrica, veículos comerciais e condução autônoma. Projetada como uma plataforma de veículos aberta, a MEB permite aos fabricantes de veículos eletrificar seus portfólios rapidamente e com eficiência nos custos.

O primeiro modelo da Ford utilizando a MEB será um crossover totalmente elétrico produzido na linha de montagem do Centro de Eletrificação da Ford em Colônia, na Alemanha, a partir de 2023. Originalmente, a Ford havia planejado fazer apenas um modelo baseado na MEB, com um volume total em torno de 600 mil unidades. A empresa ainda não divulgou detalhes sobre o segundo modelo planejado.

Para a Volkswagen, se trata de uma excelente oportunidade para virar uma das principais fornecedoras de plataformas para veículos elétricos de qualquer montadora interessada para os segmentos de carros compactos a SUVs, além de veículos comerciais leves, sendo um pilar adicional ao seu negócio central. Na semana passada, a Volks apresentou o ID. Buzz cargo e o ID. Buzz para passageiros, marcando a retomada da chamada Kombi do futuro.

×
×

Carrinho