MAN testa caminhão autônomo no Porto de Hamburgo

Hamburg Truck Pilot

Canal MTED no YouTube

Testes de condução autônoma em caminhões estão sendo conduzidos pela MAN em Hamburgo na Alemanha. E, quer saber de uma coisa, a tecnologia se mostra bastante avançada!

O projeto “Hamburg TruckPilot” está sendo conduzido pela MAN Truck & Bus em parceria com a Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA), em que protótipos de caminhões de direção autônoma estão sendo aplicados no mundo real em testes no Terminal de Contêineres Altenwerder (CTA).

Segundo as empresas, não se trata mais de futurologia, mas de uma solução logística que pode ser integrada de forma eficiente e segura aos fluxos de transportes reais dos clientes. Recentemente, o parlamento alemão legislou normas básicas para caminhões autônomos a serem usados ​​em aplicações de logística em áreas operacionais definidas na Alemanha. Ou seja, foi regulamentado o transporte autônomo dentro de operações controladas, abrindo espaço para que os clientes que operam na Alemanha invistam na tecnologia.

Foi no final de 2018 que a MAN e a Hamburger iniciaram o projeto para o desenvolvimento de soluções autônomas. Após a fase de preparação e testes, o destaque foram os test-drives práticos do final de maio, durante os quais caminhões protótipos equipados com sistemas de automação eletrônica rodaram em operações logísticas regulares.

Nessa etapa, houve o envolvimento de um terceiro parceiro: a transportadora Jakob Weets e.K. da Emden, que integrou os caminhões protótipos em sua operação regular de transporte. Caminhoneiros da Jakob Weets participaram dos testes, monitorando o desempenho do caminhão de dentro da cabine.

No teste, um veículo MAN transportou um contêiner de 40 pés do Grupo VW Logistics do Terminal de Contêineres de Weets, em Soltau, para o Terminal de Contêineres Altenwerder (CTA), no Porto de Hamburgo, a cerca de 70 quilômetros de distância, tendo sido conduzido por um caminhoneiro de forma convencional.

Após ingressar no CTA, o motorista mudou para o assento do passageiro e outro motorista assumiu o comando do caminhão, que tinha que estar a bordo por razões legais e, também, para intervir numa improvável ocorrência emergencial.

Naquele momento, a direção autônoma foi acionada e o MAN dirigiu de forma autônoma pelo terminal até a posição correta de estacionamento. Após o manuseio do contêiner, a viagem de retorno ao portão de verificação, também, foi autônoma e, a partir dali, o motorista da Spedition Jakob Weets reassumiu o comando total do modelo.

Os parceiros do projeto apresentarão os resultados detalhados do “Hamburg TruckPilot” durante um congresso internacional em outubro de 2021.

×
×

Carrinho