VWCO avança mais um passo em caminhões elétricos

VWCO e-Consorcio

Empresa cria o inédito e-Consórcio em sua fábrica de Resende, RJ para parceria em infraestrutura, desenvolvimento de componentes, montagem e gerenciamento de ciclo de vida de caminhões elétricos

Da redação

O novo sistema produtivo e-Consórcio, além da frota elétrica, faz parte do atual ciclo de investimentos da VWCO de R$ 1,5 bilhão, que estarão concluídos até 2021. A notícia, que será enfatizada na comunicação da marca para a Fenatran, é na verdade o item mais importante de todo o pacote divulgado até agora, embora tenha ficado de fora no primeiro momento.

A explicação está no calendário, pois era preciso aguardar o Innovation Day do Grupo Traton, promovido na Suécia, quando a decisão foi oficializada por Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, e membro do conselho do Grupo Traton.  A criação do inédito e-Consórcio em seu complexo de desenvolvimento e produção de Resende, RJ, mostra o comprometimento da companhia com a adoção de caminhões elétricos no Brasil.

O ineditismo da proposta consiste em, pela primeira vez, prever desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento do ciclo de vida da bateria desses caminhões. E para aprimorar a tecnologia de seus modelos, desenvolveu uma solução de engenharia, patenteada a partir de um projeto de arquitetura flexível, que permite a rápida integração para utilização de componentes da Traton e também de seus parceiros de aliança.

e-Consórcio

A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular. Neste caso, sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica. Justamente pela demanda de viabilização da tecnologia elétrica, entram novas empresas parceiras nesse modelo de negócio. E isso envolve, por exemplo, análise e instalação de terminais para recarga nas garagens dos clientes, em qualquer ponto do Brasil.

Para essa empreitada, a VWCO está em fase final de negociações com parceiros para anunciar o início do desenvolvimento do ecossistema para a mobilidade elétrica.

×
×

Carrinho