VW e-Delivery mais seguro, mais leve e mais robusto

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O e-Delivery vem equipado com suspensão pneumática com quatro bolsões no eixo trativo. O modelo de 14 toneladas acrescenta dois no auxiliar, que o motorista também pode suspender quando o implemento estiver vazio, reduzindo o desgaste de pneus e a resistência ao rolamento, tornando o veículo ainda mais eficiente.

A suspensão vem com um sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda sua operação e permite uma série de soluções inteligentes. A leitura de carga por eixo permite ao operador fazer a melhor distribuição de carga. Também regula a altura a partir de teclas no painel, facilitando operações de carregamento do implemento. Durante a subida de rampas íngremes, o operador tem disponível a opção de elevar a carga no eixo de tração, aumentando a aderência com o solo e evitando que os pneus escorreguem durante a subida.

Este gerenciamento também acompanha a altura dos bolsões e aciona o sistema de ar apenas quando necessário, o que auxilia na redução do consumo de ar e consequentemente de energia.

O desenvolvimento do e-Delivery teve como principal objetivo otimizar o peso e a confiabilidade de cada componente, que resultou num chassi mais robusto para esse tipo de aplicação, bem como do novo conceito patenteado para instalação modular das baterias no veículo, reduzindo ao máximo os esforços no conjunto. Todo esse trabalho se deu para comportar o incremento de peso das baterias sem perder capacidade de carga útil.

O sistema de telemetria RIO monitora, inclusive, as informações sobre o fluxo de energia das baterias. Durante as sessões de recarga, o e-Delivery mantém a tomada travada com o carregador para garantir a segurança e bom funcionamento do sistema. Em caso de qualquer anomalia, o fluxo é interrompido automaticamente e é possível identificar a causa do problema através do computador de bordo do veículo. O caminhão pode ser recarregado em qualquer condição climática, incluindo situações de forte sol ou chuva sem qualquer risco ao operador.

Como todo veículo elétrico, os cabos de alta tensão são identificados na cor laranja e têm blindagem reforçada. No e-Delivery, são cerca de 50 metros desse cabo com roteiro bem específico para minimizar riscos. Conexões de engate rápido facilitam a troca de qualquer componente de maneira segura. Estas conexões e componentes energizados não ficam facilmente acessíveis ao usuário final, visando à segurança da aplicação.

Um grande diferencial do e-Delivery está em seu sistema de direção, que tem uma bomba hidráulica dupla para funcionar em redundância, garantindo a condução normal mesmo em caso de falha de um dos equipamentos.

Segundo a VWCO, o e-Delivery já vem equipado com sistema para emitir som similar ao do caminhão diesel para alertar pessoas da presença do veículo. O ruído pode ser desligado nas áreas com restrição de ruído, como áreas hospitalares. Essa era uma dúvida que a gente tinha, falta saber se o sistema será disponibilizado somente nos países que regulamentaram o sistema ou se também será oferecido como opcional aos consumidores brasileiros, mas em breve, eu volto com essa e outras respostas.

Em caso de necessidade, um técnico da VWCO é capaz de monitorar o e-Delivery remotamente e identificar qualquer anomalia que esteja afetando o bom funcionamento do modelo.

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