VW Delivery: novos detalhes revelados!

vw_e-delivery

Canal MTED no YouTube

O novo VW e-Delivery conta com cerca de 100 sensores e novos controles eletrônicos e as soluções variam desde a regeneração da energia de frenagem a comandos mais eficientes para o ar-condicionado. Mas, antes de apresentar novos detalhes, a gente já vinha falando sobre o assunto e algumas características vinham sendo apresentadas em doses homeopáticas. Mas, mesmo diante do evento de lançamento, entendemos que algumas perguntas ainda precisam ser respondidas e, em breve, teremos um encontro com eles, de onde pretendemos trazer novos e importantes pontos com relação ao lançamento do e-Delivery.

Esse lançamento já nasceu um sucesso, afinal, a Ambev já havia assinado um termo para a intenção de compra de 1.600 caminhões e-Delivery, dos quais, 100 unidades já foram comercializadas e as entregas já estão em curso. A Coca-Cola Femsa não podia ficar atrás e já garantiu a compra de 20 unidades.

Como sabemos, um caminhão elétrico atende, sobretudo, a necessidade dos grandes embarcadores, com frota própria ou terceirizada, com seus compromissos de reduzir as emissões de suas operações. Desculpa ter que explicar isso quase todas as vezes que tratamos deste assunto, mas é realmente importante que se entenda o público inicial destes produtos.

Como o próprio CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, disse, o novo e-Delivery absorve os custos de desenvolvimento da tecnologia no Brasil e, que por isso, é um caminhão mais caro. O preço do veículo não foi revelado publicamente e, quem quiser saber, provavelmente deverá entrar em alguma concessionária da marca para perguntar e descobrir.

Segundo a montadora, um dos grandes trunfos do veículo está em seu sistema de regeneração do motor, capaz de recuperar mais de 40% da energia durante a frenagem, que será utilizada para recarregar as baterias. O freio regenerativo auxilia o freio de serviço, de maneira a prover máxima desaceleração do veículo e menor desgaste dos componentes, o que reduz fortemente o custo de manutenção e aumenta a disponibilidade do veículo na operação. A partir de uma tecla no painel, o condutor pode escolher entre três estágios, variando a intensidade de atuação do sistema.

O Eco-Drive Mode é acionado pelo motorista para economizar bateria, sendo que o veículo ajusta automaticamente sua performance na operação, entregando somente o necessário e aumentando sua autonomia.

O e-Delivery vem equipado de série com inclinômetro, um sensor de inclinação que analisa a condição topográfica e envia a mensagem para o motor automaticamente. Ele atua junto com o sistema auxiliar de partida em rampa (HSA). O caminhão tem força e potência suficientes para partir em aclives de até 28% sem qualquer dificuldade. Sobretudo, pelo torque máximo imediato, característico de um veículo elétrico e que melhora, em muito, o poder de arrancada do e-Delivery.

O modelo vem equipado com o controle automático de tração (conhecido como ATC, da sigla em inglês). Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento. O veículo passa a contar ainda com sensor de ABS no eixo auxiliar com válvula moduladora de pressão para melhor distribuição da frenagem.

Nas baterias, além do gerenciamento de todo o desempenho e fluxo da energia, há um controle térmico específico, desenvolvido exclusivamente para o e-Delivery, que oferece um robusto sistema de resfriamento a água com controle de temperatura para prolongar sua vida útil. Também conta com um sistema de aquecimento, para países com temperaturas mais baixas. Tudo de acordo com a necessidade identificada e de forma totalmente segura.

Dessa forma, podemos entender o recado do CEO, Roberto Cortes, de que o e-Delivery será exportado para mercados em que a VWCO já atua, mas também, pode ser a porta de entrada para novos mercados mundo afora. Devemos ter novidades, em breve, sobre exportações do modelo.

O sistema monitora, em tempo real, a temperatura da bateria, tem diferentes estágios de acordo com a condição de operação do veículo. Sensores eletrônicos acompanham e reagem, de forma instantânea, à pressão, à temperatura da água e do ambiente.

A cabine também é gerenciada por sistemas inteligentes, como os de ar condicionado e de aquecedor, que são independentes e com desempenho otimizado. O cuidado chega no detalhe: novos silenciadores foram instalados em todas as válvulas de freio para diminuir ruído. Aqui, vai uma das dúvidas que temos. Recentemente, noticiamos por aqui, que a União Europeia determinou que os veículos elétricos sejam equipados com sistema sonoro para que o caminhão, por exemplo, seja percebido por pedestres, cliclistas e outros veículos no trânsito urbano. Aqui no Brasil, não tem nenhuma obrigatoriedade nesse sentido, mas já que segurança é tema importante em todas as montadoras, será que teremos algum movimento espontâneo neste sentido? Não sei, mas vou perguntar nesse encontro que terei junto com o Roberto Queiroz com o pessoal da VWCO.

Por fim, a montadora informa que o e-Delivery  já vem preparado para tomada de força elétrica de alta e baixa tensão (ePTO).

×
×

Carrinho