Volkswagen prepara, de fábrica, supercaminhão canavieiro

VW_Constellation_31.280_8x4

VW Constellation 31.280 8×4 tem eixo dianteiro estampado com bitola de 3m e pneus de alta flutuação

por Roberto Queiroz

O padrão já é conhecido pelo mercado canavieiro mediante adaptações especiais. A VW Caminhões e Ônibus, aproveitando sua estrutura com a BMB para montagem de veículos especiais, pretende oferecer de fábrica seu primeiro supercaminhão canavieiro. O palco de estreia deste Constellation 31.280 8×4, ainda como protótipo, foi a Agrishow, em Ribeirão Preto, SP.

O supercaminhão, focado em aplicações de apoio, como comboio ou, como neste caso do protótipo, tanque aplicador de vinhaça, tem dimensões e especificação técnica próprias. Ele tem eixos dianteiros tubulares para 8 toneladas e bitola de 3 metros, intercambiáveis com a suspensão original, desenvolvidos pela Suspensys. O prolongamento lateral do chassi foi realizado através de uma estrutura rígida facilmente acoplada e os eixos traseiros tem redução no cubo.

VW_Constellation_31.280_8x4 Esta inovação no prolongamento permitiu o deslocamento da suspensão e freios, proporcionando maior estabilidade lateral do veículo em terrenos inclinados, otimizando a distribuição das cargas e minimizando os esforços sobre os eixos. A tração 8×4 proporciona ao veículo maior capacidade de carga e mais estabilidade.

Por fora, o protótipo traz ainda pneus de alta flutuação Mitas, que minimizam danos à lavoura, aumentam a tração e o desempenho na operação. O caminhão foi implementado com um aplicador de vinhaça em alto volume, de 22,5 mil litros.

Apostando no cliente que calcula seu TCO com máximo rigor, a novidade conta ainda com transmissão automática Allison série 3500. O conjunto destaca uma caixa de direção hidráulica Knorr-Bremse, com assistência eletrônica de última geração e sistema de auxílio de partida em rampa, apropriado a esse tipo de operação.

VW_Constellation_31.280_8x4

O motor é o conhecido MAN D08 de 6,9 litros, seis cilindros e potência de 277 cv, 1.050 Nm de torque e tecnologia EGR, que dispensa o Arla 32. A tomada de força de série pode ser acionada com o veículo em movimento.

O 31.280 8×4 vem com o kit Canavieiro sob medida, com diversos itens que adaptam o caminhão à operação no segmento sucroalcooleiro, como grade de proteção frontal “quebra mato”, escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador “peito de aço”, protetor de alternador contra palha, protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio) e chicote elétrico e tomada de força, entre outros.

Suspencys_segundo_eixo_direcional
O segundo eixo direcional é fornecido pela Suspensys.
×
×

Carrinho