Canal MTED no YouTube
O Consórcio Modular da VW Caminhões e Ônibus, no complexo industrial de Resende (RJ), passa a contar com mais uma empresa, agora com foco na eletromobilidade.
Quem, também, se instalou na fábrica de Resende foi a Baterias Moura, que chega com a responsabilidade de fornecer sistemas de baterias de lítio e seus componentes, em parceria com a chinesa CATL, e ser responsável por diversos processos relacionadas à mobilidade elétrica, tais como montagem, parametrização e testes dos sistemas elétricos do e-Delivery.
A produção em série dos primeiros caminhões elétricos e-Delivery começará ainda neste ano. Atualmente, o modelo segue na fábrica-laboratório, instalada no complexo produtivo chamado Planta Piloto, de uma etapa experimental que começou em 2020. Lá, está sendo definido o processo produtivo e de treinamento dos processos. Essa etapa inclui a adequação das linhas que abrigarão a produção em série do caminhão elétrico e-Delivery.
A montadora também conta que as equipes dedicadas à produção do e-Delivery estão sendo treinadas para as demandas específicas da propulsão elétrica, tais como montagem da bateria e comissionamento do veículo de alta voltagem. O comissionamento é quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez, exigindo procedimentos específicos para lidar com tensões superiores a 600V. Além disso, todas as equipes produtivas já estão sendo capacitadas para aprender a reconhecer e lidar com os processos de segurança deste novo produto na fábrica de Resende.
Toda a infraestrutura da fábrica da VW Caminhões e Ônibus também está em atualização para a nova realidade elétrica. Essa nova infraestrutura contempla novos carregadores com capacidade para recarregar as baterias dos caminhões e-Delivery em até 1 hora. Os equipamentos serão utilizados para reabastecer a energia dos veículos de teste da montadora, em ação nas análises de laboratório e rodagens de certificação antes do início da produção em série.