MAN atualiza a nova geração de caminhões

man_optview

Canal MTED no YouTube

A nova geração de caminhões MAN, apresentada em 2020, foi reforçada com novos sistemas que tornam os modelos TGX, TGS, TGM e TGL ainda mais eficientes em termos de consumo, segurança e de facilidade na operação dos sistemas.

Para começar, vamos falar do sistema de espelho digital MAN OptiView, do assistente de direção MAN CruiseAssist, de até 3,7% de redução no consumo do diesel, além de atualizações de sistemas conectados que chegam ao mercado entre 2021 e início de 2022.

A questão dos novos espelhos retrovisores é particularmente interessante, já que a sua rival conterrânea Mercedes-Benz já conta com o seu sistema Mirrorless há alguns anos. Portanto, a tecnologia de substituição dos espelhos tradicionais por um sistema integrado de câmeras e sensores a painéis digitais dentro da cabine não são, necessariamente, um diferencial, mas um argumento de que os caminhões da marca também estão atualizados com as mais modernas tecnologias, passando a ser uma opção direta entre os produtos mais sofisticados do mercado. Pelo menos em termos de tecnologia, já que as gerações mais recentes de DAF, Volvo e Scania seguem sendo consideradas as mais confortáveis do mercado. A linha Actros europeia, por exemplo, também entra neste panteão dos mais confortáveis para os caminhoneiros.

A economia de combustível adicional, de até 3,7%, graças às novas funções de direção e melhorias aerodinâmicas, também vale a pena falar, já que é extremamente raro ver esse tipo de interferência no design num prazo tão curto após o lançamento de uma nova geração de caminhões. Não se trata de mera correção, porque o produto já era muito bom, mas realmente de um aperfeiçoamento e isso é realmente impressionante.

O MAN Optview, que é o novo sistema de espelhos digitais, é o que mais chama a atenção no visual do caminhão e também ajuda no melhor desempenho aerodinâmico do veículo. As imagens captadas em altíssima definição são transmitidas nos painéis instalados nos dois pilares frontais dentro da cabine, bem como na tela do sistema de mídia. O mais interessante é que o sistema oferece diferentes opções de visualizações, sendo que todos se ajustam para cobrir os pontos cegos.

O novo assistente anti-colisão proporciona maior segurança na mudança de faixa e pode intervir, de forma autônoma, fazendo uma contra-direção no caso de uma colisão ser iminente. A nova função MAN CruiseAssist oferece outra forma de assistência eletrônica à direção, que pode ser usado para dirigir, frear e acelerar os caminhões TGX, TGS e TGM de forma independente no trânsito da rodovia, mesmo em caso de engarrafamentos. Embora o motorista precise manter as mãos no volante o tempo todo, o sistema tira grande parte do fardo do caminhoneiro, assumindo responsabilidades em segurança.

Um novo sistema de assistência câmera será oferecido como retrofit para caminhões MAN com os espelhos retrovisores tradicionais.

Sobre a eficiência de combustível, a nova geração MAN já oferecia uma performance 8,2% superior sobre os antecessores. Para melhorar ainda mais, a montadora promoveu ajustes dinâmicos de torque, e a redução da velocidade ao navegar em marcha lenta têm um impacto adicional na redução do consumo de combustível. Quando combinado com a caixa MAN TipMatic 12, padrão, em tratores semirreboques e a aerodinâmica, que foi melhorada ainda mais com a remoção dos retrovisores externos e a chegada da nova persiana para as cabines TGM e TGX, a economia de combustível adicional de até 3,7% por cento pode ser alcançada em situações de transporte de longas distancias nos motores D26.

Novidades em serviços conectados de gestão de frota também acompanham as novas ofertas dos caminhões MAN, que poderá ser equipada com todas essas tecnologias, progressivamente, até os primeiros meses de 2022.

×
×

Carrinho